Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

Congresso aprova novo salário mínimo; entenda o novo reajuste e o valor!

Nesta última terça-feira dia 12 de julho, o Congresso aprovou a ‘Lei de Diretrizes Orçamentais’ (LDO) do ano de 2023, que serve de base, para outra lei, a ‘Lei Orçamentária Anual’ (LOA) , que é muito importante para a economia do país.

A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) prevê o salário mínimo do país, que para o ano de 2023 será de R$ 1.294. O valor representa um aumento de 6,77% sobre o salário mínimo de 2022, que atualmente é R$ 1.212, mostrando que o reajuste está abaixo da inflação prevista para este ano.

Economistas do mercado financeiro, afirmam que o IPVA deve fechar este ano em alta de 7,67%, segundo o Boletim Focus.

No documento emitido pelo Congresso, notasse o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), para o ano de 2023, 2024 e 2025, com os estimados números de 2,5%. A previsão para a taxa Selic, é de 10% no ano de 2023, de 7,7% no ano de 2024, e 7,1% no ano de 2025.

Os parlamentares, acabaram tornando obrigatória a reserva de recursos para o orçamento, e abriram a possibilidade de o Legislativo, redefinir qual projeção irá usar para a inflação, que irá também corrigir o teto de gastos. A regra limita o crescimento das despesas do governo.

Votos e partidos

Na Câmara, os votos ficaram da seguinte forma: 324 votos a favor, e 110 votos contra. Enquanto no Senado o placar ficou de 46 votos sim, e 23 votos não.

A sessão de votos começou nesta última segunda-feira dia 11 de julho, mas a votação teve que ser adiada para esta última terça-feira dia 12 de julho, devido a uma polêmica no Senado.

Os partidos que orientaram votar contra, foram PT, PCdoB, Novo, Rede, PSOL e Podemos. A oposição é senadores, apontaram que suprimir esse trecho da proposta não irá acabar de vez com a obrigatoriedade do Orçamento Secreto, pois a determinação do governo reserva recursos do LOA para poder pagar emendas mantidas.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.