Feito com carinho
Governo faz NOVA MUDANÇA no INSS e pega beneficiários de surpresa; ‘Não receberão mais o… Ver mais
O governo federal estuda a possibilidade de criar um novo cartão do INSS. A ideia é que o aparelho reúna todos os benefícios previdenciários do segurado em um só lugar. A medida pode ajudar a prevenir fraudes para os aposentados, de acordo com o Departamento de Previdência Social.
O que o diretor-executivo da Secretaria de Previdência Social diz?
A ideia foi explicada por Wolney Queiroz, diretor-executivo da Secretaria de Previdência Social. Em entrevista na última quarta-feira (1º de março), o secretário disse que o esquema do cartão pode ajudar aposentados a obterem descontos em algumas situações sociais, mas não mencionou prazos de entrega.
“Temos o desafio de implantar o cartão do beneficiário, que vai unificar todos os beneficiários do Ministério da Previdência e do INSS para que eles tenham uma identificação nacional”, disse o secretário-executivo do Ministério.
“O que vai ser uma coisa muito boa (a distribuição dos novos cartões para o segurados), porque depois será usado como cartão de benefício de descontos em Uber, táxi, passagens aéreas. Os aposentados e pensionistas terão essa possibilidade”, completou Wolney Queiroz.
Ele não forneceu uma estimativa de custo, mas é importante lembrar que o envio de novos cartões aos segurados do INSS incorrerá em outra despesa pública. Afinal, o governo federal tem que gastar com a fabricação do aparelho e toda a logística de fornecimento das peças aos seus cidadãos.
“O Ministério é gigante. Só na folha de pagamento são 37, 858 milhões de indivíduos que recebem algum tipo de benefício do INSS. Há uma fila de represamento de atendimento em torno de 6 milhões de pessoas. O presidente Lula disse, em seu discurso de posse, ser um compromisso do governo zerar essa fila”, disse Queiroz.
O Instituto tem uma grande fila de espera para o recebimento de benefícios
“Agilizando esse atendimento, vamos contribuir muito para que haja um clima melhor com relação ao INSS e o Ministério da Previdência. Nossa equipe tem uma missão constituída por um tripé – atendimento humano, célere e justo. Se a gente conseguir, será dado um grande passo para o Brasil avançar nas questões previdenciárias.”
Os primeiros números referentes ao INSS para o ano de 2023 mostram maiores filas para o recebimento de benefícios do Instituto. O secretário de Previdência Social, Carlos Lupe (PDT), disse que fará parceria com estados e municípios para enfrentar o problema até o final do ano.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.