Feito com carinho
Nova mudança é feita e aposentados e pensionistas do INSS são surpreendidos; ‘Devemos diminuir o… Ver mais
Em entrevista exclusiva ao UOL, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse no próximo mês que deve propor juros mais baixos para empréstimos salariais para aposentados e pensionistas do INSS.
Conheça a nova proposta de Carlos Lupi
A proposta será feita na próxima reunião do Conselho Nacional de Seguridade Social e qualquer alteração está sujeita à aprovação do Conselho.
Aposentados e aposentadas com empréstimo consignado estão pagando juros de até 2,14% sobre o desconto em folha de pagamento. Para empréstimos com cartão de crédito, a taxa máxima de juros é de 3,06%.
Carlos Lupi não comunicou percentual, apesar de sua intenção de alterar o limite de taxa de juros para a modalidade de crédito.
“Isso não posso afirmar ainda. Tenho que estudar. Mas que vai baixar, vai”, disse o ministro.
O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo que permite aos aposentados e aposentados do INSS (Serviço Nacional do Seguro Social) tomar empréstimos com juros mais baixos do que os empréstimos pessoais. Segundo o Ministério dos Assuntos Sociais, existem atualmente cerca de 14 milhões de contratos ativos.
Os boletos do INSS descontam o valor das parcelas diretamente dos benefícios do segurado. Além disso, os recursos podem ser utilizados como o beneficiário entender. Isso significa que os recursos podem ser usados para reformas, viagens ou até mesmo para resolver surpresas financeiras.
Observe que 30% de sua renda é o limite para empréstimos salariais públicos, mas 5% se aplica a cartões de crédito salariais. Os prazos de pagamento dos limites de crédito variam entre 12 e 72 meses, dependendo da regulamentação de cada banco. Isso significa que os segurados devem aprender sobre as políticas da instituição financeira antes de realizar a contratação.
Veja também: Governo faz NOVA MUDANÇA no INSS e pega beneficiários de surpresa; ‘Não receberão mais o… Ver mais
Saiba mais sobre crédito consignado
A Previdência Social anunciou algumas mudanças em relação aos pedidos de empréstimo pessoal para aposentados e pensionistas do INSS. A biometria social agora está incluída para desbloquear empréstimos, de acordo com o prospecto.
Isso significa que as instituições financeiras que usam o método de crédito devem incluir biometria facial ao subscrever empréstimos consignados. Vale ressaltar que as empresas que não prestam serviços de segurança terão até 60 dias para se adequar à nova regulamentação.
“O objetivo dessa norma é garantir maior segurança para o segurado que opta por contratar um empréstimo consignado. Os bancos que não implementarem a funcionalidade serão descredenciados”, informou o INSS.
Observe que também é necessário um documento de identificação com foto emitido pelo governo para usar a folha de pagamento. Apesar das mudanças, ainda é possível obter empréstimo pessoal do INSS sem biometria se o pedido for feito diretamente no banco ou instituição financeira.
Veja também: Bolsa Família contará com valor adicional para alguns brasileiros; saiba quem poderá receber!
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.