Feito com carinho
Panela de pressão explode e fere 2 merendeiros em escola; mulher teve a mandíbula dilacera… Ver mais
Acidente aconteceu quando preparavam quitutes para uma festa julina. Cozinheira de 31 anos foi internada em estado grave.
Uma panela de pressão explodiu e feriu 2 merendeiros nesta quinta-feira (11) em um colégio da prefeitura na Zona Norte do Rio de Janeiro. Uma cozinheira foi internada em estado grave.
Panela de pressão explode e fere 2 merendeiros em Cordovil; mulher teve a mandíbula dilacerada
Todavia, a acidente foi na Escola Municipal Embaixador Barros Hurtado, em Cordovil. Funcionários preparavam quitutes na cozinha da unidade para uma festa julina quando a panela se rompeu.
No entanto, Priscila Araújo Barbosa, de 31 anos, sofreu fraturas no rosto e teve a mandíbula dilacerada, perdendo dentes.
No Hospital Getúlio Vargas, na Penha, ela passou por uma cirurgia de seis horas e os médicos realizaram uma traqueostomia, enquanto estava em estado grave.
Luiz Paulo Soares do Nascimento, de 51 anos, também ficou ferido e foi levado para o mesmo hospital, mas já teve alta. Contudo, um 3º cozinheiro, que também trabalhava no preparo da refeição, ficou ileso.
Fábio, marido da merendeira, conta que era o último dia de trabalho antes das férias.
“Ela estava com a viagem marcada para o dia 20, com tudo já pago. A gente ia para Maragogi, para celebrar os 12 anos que estamos juntos”, contou.
Talita, irmã de Priscila, relata que a panela estava em uso há bastante tempo.
“Ela disse que essa panela era usada há 4 anos. A escola funciona, no turno da manhã, como municipal, e no turno da noite era estadual. Não era usada só pelos merendeiros da manhã, mas também merendeiros da noite. Eles afirmam que não havia fiscalização. Eles falam que os funcionários deveriam fiscalizar. Mas essa não é a função deles, que é cozinhar”, disse Priscila.
Entretanto, a direção da escola socorreu os merendeiros, e ambos chegaram conscientes ao hospital.
Cuidados Essenciais
Cozinhar com panela de pressão é uma maneira prática e eficiente de preparar refeições, economizando tempo e recursos. No entanto, é fundamental seguir cuidados específicos para garantir a segurança durante o uso desse utensílio.
Ao adquirir uma panela de pressão, verifique se ela possui o selo de certificação do INMETRO e compre o produto em lojas credenciadas.
Contudo, essa etapa inicial é crucial para garantir a qualidade e a segurança do utensílio.
Evite sobrecarregar a panela com alimentos. No entanto, se você encher demais a panela, comprometerá a circulação do ar dentro do utensílio, aumentando os riscos de acidentes. Mantenha-se dentro dos limites recomendados.
Após cada uso, lave a válvula da panela de pressão para evitar entupimentos. Desmonte o pino e limpe todos os orifícios com água e sabão. Portanto, certifique-se também de lavar o pino de segurança fixado na tampa.
Siga as proporções indicadas nas receitas para evitar problemas. Por exemplo, ao cozinhar feijão, utilize 3 xícaras (chá) de água para cada 1 xícara (chá) de grãos. Isso ajuda a manter a pressão adequada e evita acidentes.
Conte o tempo de cozimento na panela de pressão a partir do momento em que a válvula começa a fazer o barulho característico de chiado.
Fique atento ao relógio para evitar excessos
Não utilize a panela de pressão para frituras com óleo quente. Porém, isso pode danificar as peças de borracha e aumentar os riscos de acidentes. Mantenha o uso adequado do utensílio.
Jamais abra a panela quando notar vapor saindo pela válvula. O maior erro é retirar a tampa enquanto ainda há pressão interna. Todavia, espere até que a pressão seja liberada completamente.
Para evitar acidentes, substitua as peças regularmente. A borracha de vedação deve ser trocada a cada 6 meses, e a válvula, a cada 5 anos aproximadamente.
Se o medo persistir, opte por uma panela de pressão elétrica. Elas possuem sistemas de segurança que impedem a abertura acidental, proporcionando tranquilidade durante o uso.
Leia mais: URGENTE: Anitta sofre acidente e vai parar na emergência… Ver mais
Comentários estão fechados.