Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

Casos da doença de Huff, popularmente conhecida como ‘doença da urina preta’ aumentam em 200% e alerta é emitido

0

Nesta última semana, inúmeros canais de mídias divulgaram acerca da morte da veterinária Cynthia Priscyla (em razão da doença da urina preta), fato este que trouxe um grande temor para populares, devido o motivo da morte; ela faleceu logo após se alimentar de um peixe, na residência de sua irmã. Desse modo, ambas passaram mal, e infelizmente a veterinária de 31 anos veio à óbito,

Ela relata diversas características das doença. O caso chamou a atenção da população devido o estado da Bahia ter parte de sua economia focada na pesca; devido ser um estado banhado de ‘frente’ pelo Oceano Atlântico.

Portanto, a doença em questão foi denominada como ‘Síndrome de Haff”. Rapidamente ela foi disseminada na internet com seu sinônimo/apelido: “Doença da Urina Preta”. Na Bahia; por ser um estado que beira o oceano atlântico. A economia proveniente de frutos do mar é comum; além de atrair inúmeros turistas anualmente.

Contudo, por tais motivos ela se espalhou no estado. E de acordo com dados do G1, o número de casos aumentaram em cerca de 200%. O mês de Fevereiro teve 40 casos; contra 13 até o mês de novembro do ano passado.

Deste modo, um alerta no consumo de peixes foi emitido no estado; devido não saber-se ao certo quais peixes causam a síndrome e qual é a toxina presente no organismo deles que ocasionam; fato é que a população está abalada, e terá que manobrar bem para não ter uma queda na economia proveniente da pesca.

Qual a razão da doença da urina preta? O que ela causa?

Desse modo, a doença da ‘Urina Preta’ é associada ao consumo de um peixe; denominada como ‘Olho de Boi’. Encontrou-se a toxina em alguns tipos de peixes/crustáceos; ainda não se sabe ao certo quais.

Algo que dificulta a percepção da toxina em tais peixes é o fato dela não ter qualquer odor peculiar; é algo normal, mas que está em alguns peixes. Ocasionando infecção urinária; destruindo fibras musculares e do esqueleto; além do próprio sangue.

Pai invade creche e encontra filho deficiente amarrado em cadeira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.