Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

Anestesia da cesária causou doença que matou Mabel Calzolari aos 21 anos de idade; entenda

Anestesia da cesária causou doença que matou Mabel Calzolari aos 21 anos de idade

Nesta última segunda-feira, 21, veio a óbito a atriz Mabel Calzolari, com apenas 21 anos, vítima de uma doença rara e pouco falada entre todos: a aracnóide torácica, causada pela anestesia aplicada antes de fazer o parto cesáreo. Foi no nascimento do seu filho, Nicolas, de 1 ano e 11 meses, que ela descobriu que havia adquirido a doença. Desde 2019, Mabel arcava com os custos dos tratamentos, consultas e remédios e teve que sair da TV para se cuidar. 

Na época, Mabel ainda era casada com o também ator, João Fernandes. A doença atinge principalmente a região da coluna e em outros casos a pessoa pode ficar tetraplégica, e era por isso que Mabel lutava, evitando ficar de cadeira de rodas. 

Em entrevista à coluna da UOL, o médico neurocirurgião Marcelo Valadares, contou que a aracnóide torácica é uma doença que acontece com extrema raridade, não é algo corriqueiro ou muito menos esperado pelos médicos. Aos 21 anos, infelizmente Mabel se foi e com todas as forças lutou para sobreviver.

“Normalmente não acontece aracnoidite quando se faz uma cesárea”, contou o médico falando sobre a condição rara que aconteceu com a atriz.

Anestesia da cesária causou doença que matou Mabel Calzolari

No caso, quando a doença acontece é porque a invasão de algum agente biológico, semelhante a uma bactéria ou um vírus, entra dentro da membrana durante a cirurgia. A exemplo de Mabel, a maior probabilidade é que ela tenha adquirido através da anestesia aplicada para a cesariana. 

A neurologista Thaís Augusta Martins, coordenadora da Neurologia do Hospital Santa Lúcia, explica que a aracnoidite é uma condição muito rara e grave.

“A anestesia oferece um risco muito pequeno, e os casos de aracnoidite torácica são raríssimos, mas Mabel pode sim ter tido uma reação inflamatória ao anestésico administrado”, explica a médica.

No caso da atriz, ela chegou a relatar que a dor nas costas era tão forte que parecia a dor do parto. “Era uma dor insuportável, como se estivesse parindo pelas costas. Fiquei com essa dor uma semana, com dificuldade para respirar, doía muito. Quando deitava dava um aliviada, então ficava mais deitada”, afirmou à revista Quem em 2020, pouco tempo depois de passar por uma cirurgia para controlar a doença e amenizar as dores recorrentes. 

LEIA MAIS:

+Tatá doou R$ 15 mil para Mabel Calzolari e arcou com custos do velório e cremação da atriz; ela passava por problemas financeiros

+William Bonner é expulso de casa pela mulher, separação é anunciada e apresentador aciona advogados: “Acabou”

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.