Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

ALERTA GERAL para os brasileiros que trabalharam antes de 1994 cai como uma BOMBA e você precisa estar ciente

Revisão da Vida Toda do INSS para quem trabalhou antes de 1994: como as microfichas podem ajudar no cálculo

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou, no Diário de Justiça Eletrônico, o acórdão da decisão sobre a “Revisão da Vida Toda” do INSS, que possibilita o recálculo da média salarial da aposentadoria, considerando também os benefícios anteriores a julho de 1994, quando começou o Plano Real. Embora a revisão beneficie quem tinha altos salários antes de julho de 1994, muitos aposentados, principalmente aqueles que trabalharam nas décadas de 70 e 80, pensam que não têm chances de conseguir aumento na parcela por não terem carnês ou documentos que comprovem sua contribuição ao INSS no passado. No entanto, as microfichas do INSS, que são reportadas em imagens com os extratos de contribuições vertidas por contribuintes individuais na época do antigo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), podem ser a solução para esse problema.

Alerta é dado para quem trabalhou antes de 1994. Entenda do que se trata o alerta e o que fazer nesta situação! FOTO: Internet.
Alerta é dado para quem trabalhou antes de 1994. Entenda do que se trata o alerta e o que fazer nesta situação!

O que são as microfichas do INSS?

As microfichas do INSS são relatadas em imagens com os extratos de contribuições vertidas por contribuintes individuais na época do INPS. Entre 1973 e 1984, milhões de contribuintes possuem informações em microfichas de recolhimento, que foram digitalizadas pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) e estão disponíveis nas Agências da Previdência Social (APS).

Alerta para quem trabalhou antes de 1994: Como as microfichas podem ajudar no cálculo da aposentadoria?

Nem sempre o INSS importou os dados dos recolhimentos de forma correta e antes dos registros não eram informatizados, o que resultou em muita informação não lançada no CNIS em relação aos rendimentos de contribuição e as residências. Por isso, as microfichas podem corrigir essas informações, fazendo a diferença na hora de conseguir o aumento na parcela da aposentadoria. As microfichas são necessárias porque muitas vezes os períodos mais antigos não constam no extrato do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) disponível aos cidadãos.

Veja também: FINALMENTE! Benefício de R$ 600 é liberado para milhares no Brasil

Como solicitar as microfichas no INSS?

O segredo para conseguir as microfichas do INSS não é pedido. Para solicitá-las, é possível fazer um pedido simples de agendamento de acerto do CNIS ou pedi-las diretamente no requerimento administrativo de um benefício previdenciário, destacando bem a solicitação. Embora o INSS deva juntar de ofício as microfichas no processo administrativo previdenciário, não o faz.

Quais seguros podem ter microfichas?

As contribuições no extrato CNIS estão disponíveis a partir da década de 70 para segurados empregados a partir de janeiro de 1985 para o contribuinte individual, facultativo e doméstico. As microfichas são mais comuns para os contribuintes individuais e os facultativos. As contribuições do autônomo, empresário, empregado doméstico e contribuinte em dobro anterior a janeiro.

Veja também: Benefício CANCELADO de vez para quem não fizer isso

Comentários estão fechados.