Feito com carinho
Um bebê que veio ao mundo com apenas 268 gramas, acabou tendo alta na semana passada, em um hospital no Japão. O bebê é um dos menores que já nasceram no mundo. Os médicos que viram o caso, afirmaram que ele foi o menor menino prematuro a ir para casa com saúde.
Ele nasceu em agosto, isto é, apenas 24 semanas de gestação de sua mãe, o parto ocorreu em uma cesariana de emergência. O menino era tão pequeno, que cabia na palma da mão do médico responsável pelo parto.
Ele passou várias semanas na UTI, recebendo tratamento. Tal data representa o período no qual ele deveria ter nascido. O mesmo só pode sair do hospital, após ter ‘tamanho adequado’. No momento que recebeu alta, o bebê já pesava mais de 3kg, e conseguia se alimentar normalmente. Por isso, foi liberado.
“Só posso dizer que estou feliz que ele cresceu tanto, porque sinceramente eu não tinha certeza que ele iria sobreviver”, ponderou a mçae do garoto, que estava no Hospital Universitário Keio, em Tóquio.
O médico Takeshi Arimitsu, responsável por atender o caso do garoto, revelou a BBC que ele é o menor bebê do sexo masculino do mundo a receber alta.
Arimitsu que que gostaria de mostrar algo, no caso que:
“existe a possibilidade de que bebês saiam do hospital com saúde apesar de terem nascido pequenos”.
Antes de tal bebê japonês, tal recorde pertencia a um garoto alemão, que tinha nascido com apenas 274 gramas.
Entre as crianças recém-nascidas, a taxa de sobrevivência é bem baixa, e quando trata-se de um menino, é bem menor do que quando diz respeito as meninas. Não há ainda explicação científica para tal caso. Alguns creem que isso pode ter algum vínculo acerca do desenvolvimento mais lento dos pulmões nas crianças do sexo masculino. Entretanto, o importante é que ele sobreviveu.