Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

Bolsa família bloqueado: Como resolver? Vou receber os atrasados? Tudo que você precisa saber… Ver mais

Filha de Silvio Santos diz que apresentador ‘não existe mais’ e expõe toda verda… Ver MaisO Bolsa Família é o maior programa social de transferência de renda para famílias brasileiras. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em 2023, o Bolsa Família contemplou mais de 21 milhões de famílias, para que pudessem ter recursos básicos de sobrevivência.

Com tantas pessoas que dependem do benefício, pode ser um susto perceber que o mesmo foi bloqueado. Mas existem motivos para isso. Se o seu Bolsa Família foi bloqueado, te contaremos o que fazer para continuar recebendo as parcelas e quanto tempo levará para o desbloqueio.

O que é o Bolsa Família bloqueado?

Como o programa Bolsa Família é um recurso do Governo Federal que depende de uma série de enquadramentos para que as famílias tenham direito ao benefício, eventualmente, o Bolsa Família pode ser bloqueado e, até mesmo, cancelado.

Os motivos para o bloqueio do Bolsa Família são diversos, veja a lista: 

Cadastro da família desatualizado no CadÚnico;
Renda familiar maior do que o permitido para receber o benefício;
Frequência escolar das crianças da família abaixo do estabelecido;
Desatualização na carteira de vacinação;
Falta de acompanhamento nutricional (para crianças até 7 anos);
Falta de acompanhamento pré-natal para gestantes.

Como saber se meu Bolsa Família foi bloqueado?

Existem algumas formas de saber se o seu benefício no Bolsa Família foi bloqueado. Além de ser enviado mensagens de texto alertando que há necessidade da atualização das informações para continuar a receber o benefício, também é possível consultar o status do seu Bolsa Família pelos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem.

Na tela inicial dos aplicativos, na aba de pagamentos, você verá que o Bolsa Família está bloqueado, com um sinal na parcela do pagamento que você receberia.

Leia mais: 

O que fazer quando o Bolsa Família é bloqueado?

A primeira coisa a se fazer ao perceber que o Bolsa Família foi bloqueado é resolver o problema presencialmente.

O indicado é que o titular da família se dirija até um CRAS (Centro de Referência De Assistência Social) para entender o motivo pelo qual o benefício foi suspenso.

Leve consigo um documento de identificação com foto e, se possível, um comprovante de residência. Esses documentos não são obrigatórios para a visita ao Centro, mas podem agilizar o processo dependendo do motivo do bloqueio.

No CRAS, além de entender melhor o que aconteceu, também será explicado os próximos passos que o beneficiário deve tomar para desbloquear o benefício, visto que cada situação pode resultar em um processo diferente para liberar a parcela.

Quanto tempo leva para desbloquear o Bolsa Família?

Após solicitar a regularização da situação, atualizar as informações e obter nova aprovação do benefício, o Bolsa Família pode levar até 90 dias para ser desbloqueado.

Quem teve o Bolsa Família bloqueado recebe os atrasados?

A boa notícia é que o beneficiário recebe as parcelas que ficaram retidas durante o período de suspensão do benefício do Bolsa Família.

Portanto, após o período de desbloqueio do Bolsa Família, o benefício retroativo é pago normalmente.

Para quem tem o nome sujo, o Bolsa Família pode ser bloqueado?

Para quem acha que o Bolsa Família pode ser bloqueado por conta do nome sujo, saiba que isso é uma fake news. Por se tratar de um benefício que justamente faz a distribuição de renda para suprir despesas básicas, não há bloqueio do benefício por conta de nome sujo.

O bloqueio sempre estará relacionado à falta de atualização dos dados e não cumprimento das regras básicas que te contamos neste texto, como renda acima do permitido e falta de comprometimento com a saúde e educação das crianças da família em questão.

O que fazer com o Bolsa Família bloqueado no Caixa Tem?

O Caixa Tem é um dos aplicativos em que os beneficiários do Bolsa Família têm controle das parcelas de pagamento e, consequentemente, o lugar que também indica que o benefício foi bloqueado.

Quando você entra no aplicativo Caixa Tem e percebe que o Bolsa Família foi bloqueado, não há muito o que fazer pelo celular.

O indicado é se dirigir até uma unidade do CRAS mais próximo da sua casa para entender o problema e receber todas as orientações para recuperar o benefício.

Leia mais: URGENTE! Anúncio da morte de Silvio Santos se espalha nos… ver mais

Comentários estão fechados.