Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

Urgente: Bolsonaristas e petistas acabam em grande briga e são separados por… Ver mais

A corrida pelas principais comissões da Câmara dos Deputados está consistindo em uma grande disputa entre parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT), partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e do Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os bolsonaristas e petistas são os partidos com as duas maiores bancadas da Casa. Agora, ambos os partidos brigam por colegiados considerados chave para a governabilidade de Lula.

Foto de parlamentares. Bolsonaristas e petistas protagonizam grande briga. Imagem: internet.
Bolsonaristas e petistas brigam pelas principais comissões da Câmara dos Deputados

A disputa acirrada pelas comissões da Câmara dos Deputados

Brigas em relação a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O CCJ decide sobre a constitucionalidade e juridicidade de propostas apresentadas pelos parlamentares ou enviadas pela administração federal.

A CFFC é a responsável pelas propostas de ações de investigação contra os ministérios e pela convocação de ministros para prestar esclarecimentos e também acompanha as contas do governo federal.

As comissões são distribuídas de acordo com a proporção partidária. As bancadas com mais deputados têm prioridade na escolha dos colegiados. O Partido Liberal leva vantagem sobre o PT, até então. Conta com 99 parlamentares, contra 81 da federação formada por PT/PCdoB/PV.

Veja também: Infelizmente aos 66 anos, nosso querido Ratinho do SBT, comunicado é confirmado por…ver mais

 

A vantagem do PL em relação ao partido petista

O PL já saiu vitorioso em uma disputa e provavelmente ficará com a Comissão Mista de Orçamento. A CMO, que é responsável por dar vereditos e votar em matérias do ciclo orçamentário, que é composto por: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

O único consenso entre estes partidos formado até o momento é sobre a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que ficará com os petistas em 2023 e com os opositores em 2024.

Veja também: FIM DOS TEMPOS: Uma jovem tirou a vida de sua própria mãe por causa de uma pa… Ver mais

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.