Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

Bolsonaro acaba com imposto federal sobre o gás de cozinha ‘para sempre’

0

Na sua tradicional live de quinta-feira, o atual presidente da república Jair Bolsonaro, anunciou algumas mudanças importantes no que diz respeito o diesel e o gás de cozinha, tais mudanças serão validadas do dia 1° de março em diante.

Segundo o chefe do Executivo, após uma intensa reunião com Paulo Guedes – o atual ministro da Economia – o governo decidiu pelas mudanças nas taxações de tais produtos a partir do mês que vem. Bolsonaro afirmou que “não haverá mais qualquer tributo” no gás de cozinha. Que atualmente, está custando em média, R$ 90 reais ao consumidor final.

Além disso, Bolsonaro explicou que o diesel também terá todos os seus tributos federais anulados. Entretanto, de maneira divergente do gás de cozinha, a isenção só será válida por dois meses.

Ele fez questão de salientar o motivo que a diminuição no diesel só terá valor por dois meses. Segundo o presidente, neste período, será feito um estudo a fim de ter uma maneira definitiva para poder zerar tal imposto sobre o combustível. Para ‘ajudar a contrabalançar esse aumento”, que ele afirmou ser “excessivo da Petrobras”.

O mandatário ainda criticou o aumento de 15% no diesel e 10% na gasolina, ele considerou tais aumentos “fora da curva”. O chefe ainda não comentou sobre algumas mudanças na estatal, todavia, salientou que ela tem autonomia para decidir acerca dos aumentos no Brasil.

COMO FUNCIONA O VALOR FINAL DO GÁS DE COZINHA?

De maneira bem simplificada, a Petrobras vende o gás a um valor para as empresas e elas repassam para o consumidor final. Isto é, não compramos diretamente da estatal, mas sim, de empresas que compram dela. E como todo produto, precisa ‘entrar’ por países e estados e posteriormente cidades, isso vai gerar altos impostos. Portanto, como o tributo federal foi zerado, a tendência é que o valor diminua nos meses posteriores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.