Feito com carinho
Câncer de próstata: quando fazer os exames preventivos? Ver mais…
A prevenção do câncer de próstata é importante.
O câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente no público masculino brasileiro, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A cada hora, oito homens no país recebem o diagnóstico da doença, e dois deles morrerão por causa dela.
Todavia, em números absolutos, o câncer de próstata provoca 71,7 mil casos e 16,3 mil mortes ao ano no Brasil. A doença é mais comum em homens acima dos 50 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.
Quando o assunto é a prevenção dessa enfermidade, existem duas estratégias principais.
A primeira delas foca em controlar os fatores de risco que predispõem o surgimento do tumor:
- Não fumar.
- Manter o peso adequado ao longo da vida por meio de uma dieta adequada e da prática regular de exercícios físicos.
- Limitar o consumo de carne vermelha e processada.
- Comer mais frutas, verduras e legumes.
- Consumir alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados.
Rastreamento do câncer de próstata: da recomendação universal ao debate sobre os riscos e benefícios
Portanto, durante muitos anos, as campanhas de rastreamento do câncer de próstata recomendavam que todos os homens com mais de 45 ou 50 anos fizessem exames PSA e toque retal regularmente.
O PSA, sigla em inglês para antígeno específico da próstata, é uma enzima medida no sangue. Se ela passa de um certo limite estabelecido pelos especialistas, pode indicar algo de errado na glândula masculina.
Já o toque retal é um exame, em que o profissional da saúde insere o dedo no ânus do paciente para tocar a próstata (ela fica próxima do reto) e checar se há alguma formação estranha ali.
Nos últimos anos, no Brasil e no mundo, as pessoas passaram a questionar, debater e relativizar mais a orientação de realizar esses testes.
No entanto, estudos recentes mostraram que o rastreamento do câncer de próstata pode levar ao diagnóstico de cânceres que não causam sintomas e provavelmente não levariam à morte.
A cirurgia e a radioterapia, tratamentos frequentemente usados para esses cânceres, podem causar efeitos colaterais significativos, como disfunção erétil e incontinência urinária.
O rastreamento da doença pode aumentar as chances de cura.
Contudo, a recomendação é que esses homens sejam orientados a procurar um médico para avaliação individualizada, a fim de discutir os riscos e benefícios do rastreamento.
Todavia, essa recomendação é baseada na ideia de que o diagnóstico precoce do câncer de próstata pode aumentar as chances de cura, mesmo para os cânceres de crescimento lento.
Portanto, os benefícios do rastreamento incluem a possibilidade de detectar o câncer de próstata em estágio inicial, quando é mais fácil de tratar e tem maior chance de cura.
Os sintomas do câncer de próstata podem incluir:
- Dificuldade para urinar
- Dor ao urinar
- Hematúria (sangue na urina)
- Dor óssea
- Fadiga
- Impotência
Finalmente, se você apresentar algum desses sintomas, procure um médico imediatamente.
Leia mais: Alexandre Correa pede ajuda para Ana Hickmann após viralizar vídeos das agressões “Me Ajud… Ver mais
Comentários estão fechados.