Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

Cenipa revela o que pilot0 e copilot0 disseram pouco antes de qued4 do aviã0 em Vinhe… Ver mais

Relatório traz o problema que teria levado ao acidente que matou 62 pessoas em agosto.

Relatório oficial revela falha em sistema de avião que caiu em Vinhedo

Conforme apurado com a ajuda da caixa-preta do avião, a tripulação comentou que houve um problema no sistema antigelo logo depois que a aeronave decolou. Durante a apresentação do relatório, o Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno afirmou que obtiveram as declarações através do cockpit (cabine de comando).

O tenente-coronel Paulo Mendes Fróes trouxe a mesma informação, destacando que a equipe do avião teria comentado entre si falhas no sistema responsável por quebrar o gelo da aeronave. Portanto, essas falhas no sistema antigelo foram identificadas como um dos fatores críticos que contribuíram para a perda de controle da aeronave.

A gravação da cabine revelou que os pilotos estavam cientes do problema e discutiram possíveis soluções, mas a situação se deteriorou rapidamente. As condições climáticas adversas, com formação de gelo severo, agravaram ainda mais a situação, tornando impossível a recuperação do controle do avião.

As investigações continuam para determinar se houve falhas de manutenção ou erros operacionais que possam ter contribuído para o acidente.

Conversa entre tripulação foi captada por sistema de comunicação do avião

Sobretudo, Danilo Romano era o comandante responsável pelo avião da Voepass que caiu. Paulo Mendes contou que foi captado por meio do sistema de comunicação um diálogo em que o piloto confirmava a existência de uma falha no sistema airframe (antigelo).

A autoridade disse ainda que o copiloto da aeronave informou que havia “bastante gelo” acumulado nas superfícies da aeronave, o que poderia comprometer a segurança do voo. Comentaram o mesmo problema duas vezes em pouco mais de uma hora de voo, indicando que a situação estava se agravando rapidamente.

Além disso, a gravação revelou que a tripulação estava preocupada com a eficácia do sistema antigelo e discutiu possíveis medidas para mitigar o problema, mas as condições adversas dificultaram a implementação de soluções eficazes. Contudo, a presença contínua de gelo aumentou o peso da aeronave e afetou sua aerodinâmica, tornando o controle cada vez mais difícil.

Os investigadores estão analisando se falhas de manutenção ou erros operacionais contribuíram para o acidente e se tomaram medidas preventivas adequadas para lidar com a formação de gelo.

Veja o Vídeo

Leia mais: Após 30 dias, Cenipa Revela M0tivo da Queda do Avião em Vinhedo: “Foi Atacad…Ver mais

Comentários estão fechados.