Feito com carinho
Em meio a tantos problemas devido a pandemia da Covid-19, o estado do Acre também encontra-se com outra dificuldade que está atrapalhando a vida de todos. Que são os rios que estão ‘sangrando’, ou seja, a fase das cheias. Por exemplo, a cidade de Tarauacá sofre agora a maior cheia de toda a história, mais de 90% da localidade encontra-se debaixo de água, quase 500 habitantes estão sem suas casas.
Entretanto, em meio a todo este caos, uma cena chamou a atenção de todos, na cena é possível ver um médico – identificado por Rodrigo Damasceno – fazendo o atendimento a um bebê que está com pneumonia. Na foto, o médico está com água até sua cintura, enquanto isso, a criança e a mãe dela estão no barco.
De acordo com o corpo de bombeiros, o rio local está com o seu nível acima dos 11 metros. O limite para que o rio não transborde, era de 9,50 metros. A foto em questão, foi tirada pelo fotógrafo Lucas Melo, no último dia 18. O profissional estava abordando o atendimento na região.
A família que aparece nas imagens, mora na Rua Manoel Lorenço, ela fica no bairro da Praia, uma das primeiras regiões que ficaram alagadas pelas cheias. O G1 tentou entrar em contato com a família, todavia, sem retorno.
O médico cedeu uma entrevista para a imprensa e, relatou o estado de saúde do bebê.
“Essa criança tem dois anos e está com pneumonia. Conseguimos remédios com uma farmácia local e saímos também distribuindo a medicação, porque não adianta dar só a receita se a família não tem condições de comprar”, disse o profissional de saúde.
O que é uma cheia?
Em alguns lugares do Brasil, também é conhecido tal expressão pela sangria do rio. Isto é, ocorre quando o volume de água que entra dentro de um reservatório, é superior ao volume que ele comporta.