Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

Cinco bebês perdem a vida após infecção por ‘superbactéria’ resistente a antibióticos e ‘praga’ em hospitais

Entre os dias 16 e 21 de fevereiro deste ano, cinco recém-nascidos morreram na unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal do Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá devido à infecção por uma superbactéria, chamada Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC).

Cinco recém-nascidos morreram na unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal do Hospital Santa Casa, devido à infecção por uma superbactéria. Foto: internet.
A ‘superbactéria’ tirou a vida de 5 bebês.

Se fosse contida precocemente, muitas mortes poderiam ter sido evitadas

Pacientes de outros setores da saúde infectados por bactérias multirresistentes já chegaram ao hospital, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), que não divulgou os nomes desses pacientes.

A secretaria disse que a infecção deveria ter sido detectada e tratada precocemente quando o paciente ainda estava em outras unidades de saúde, a rapidez do tratamento teria evitado o agravamento dos casos e a disseminação da bactéria. Quando os bebês foram transferidos para a Santa Casa, a infecção já era considerada grave.

O governo do estado notificou as equipes de vigilância estaduais e municipais, o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ajudar a conter a “infecção”. As instituições ainda não se pronunciaram sobre o caso.

KPC é uma bactéria multirresistente, conhecida como “superbactéria”, que é imune à maioria dos antibióticos comuns e requer medicamentos mais eficazes.

Em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a bactéria como “crítica”, o que é ainda mais preocupante. A disseminação da bactéria é comum em hospitais, principalmente por meio do contato com fluidos de pacientes infectados, como tubos de ensaio e cateteres.

Até o momento, a Polícia Civil informou que não há registro oficial de mortes no Hospital Estadual Santa Casa.

Veja também: Alerta! Parasitas carnívoros comeram olho de jovem de 21 anos; Ele faz alerta sobre o uso de… Ver mais

 

O que é a KPC?

Bactérias KPC são encontradas em fezes, água, solo, vegetais, grãos e frutas. A transmissão ocorre em hospitais através do contato com secreções de pacientes infectados se as regras básicas de desinfecção e higiene não forem seguidas.

KPC pode causar pneumonia, infecções sanguíneas, infecções do trato urinário, feridas cirúrgicas e doenças que podem progredir para infecções sistêmicas, muitas vezes fatais.

Crianças, idosos e pessoas frágeis com doenças crônicas, sistema imunológico enfraquecido ou hospitalização prolongada (dentro e fora de unidades de terapia intensiva) correm maior risco de contrair essas infecções.

Veja também: NOSSA!! VOCÊ NÃO VAI ACREDITAR O QUE SAIU DESSA UNHA, VEJA O VÍDEO!

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.