Dicas para se manter saudável, se engordar na quarentena!

Dicas para se manter saudável, se engordar na quarentena!

Dicas para se manter saudável, sem engordar na quarentena!

“É normal que isso esteja acontecendo. A grande maioria das pessoas tinha uma vida ativa, trabalho, atividade física etc e de um dia para o outro tiveram a rotina totalmente afetada. Ficar em quarentena gera uma situação de estresse e isso aumenta a fome”, diz o nutricionista clínico Lázaro Medeiros, especialista em genômica nutricional.

E ele nos dá dicas importante para não engordar nessa quarentena:

Entre numa rotina alimentar e de atividade física: É importante voltar o mais rápido possível a seguir uma rotina normal.

Dicas para se manter saudável, sem engordar na quarentena!

Fazendo as refeições nos mesmos horários de sempre (muita gente estava com o cronograma bagunçado ficando em casa, tomando café e almoçando em horários errados). Procure colocar atividade física no cronograma, ainda que de maneira mais leve do que o normal.

Durma e acorde cedo: Dormir tarde faz nosso corpo produzir os hormônios que nos faz passar o dia com fome. A tal “falsa fome”, em que mesmo alimentados a gente fica sempre com uma vontade de beliscar. “O ideal é manter uma rotina matinal, acordar cedo e dormir no máximo às 22h.

Faça um café da manhã nutritivo: A primeira refeição é a que vai dar o tom do resto do dia, que vai despertar no nosso corpo os genes certos que o ajuda a funcionar como deve. Por isso dê atenção ao café da manhã. Uma boa opção é começar com suco verde ou uma fruta polvilhada com sementes de linhaça e/ou chia.

Dicas para se manter saudável, sem engordar na quarentena!

Evite a monotonia alimentar: Até por estarmos cheios de tarefas para fazer em casa, é fácil cair na armadilha de comer sempre a mesma coisa, principalmente aquilo que nos traz conforto imediato, como alimentos processados, doces e pães.

Mas agora, mais do que nunca, é importante ter variedade de alimentos naturais, muitas cores no prato com frutas e vegetais (fontes de fibras e nutrientes). Pense em variar o máximo que puder.

Dicas para sem manter saudável, sem engordar na quarentena!

Abuse dos chás: Umas das estratégias que ajudam muito a reduzir o stress, a ansiedade e, por consequência, a vontade de comer a toda hora, são os chás. “Meus favoritos são o tulsi, um pouco mais difícil de achar, além de canela, cravo, erva-doce, capim-limão e camomila”, diz Lázaro. São excelentes antioxidantes também.

Mantenha-se hidratado: O nosso cérebro muitas vezes não nos dá a mensagem certa se devemos beber ou comer. “Muitas vezes estamos precisando de água e sentimos sensação de fome”, diz o nutricionista. Por isso sempre mantenha uma garrafa de água por perto e vá bebendo ao longo do dia para evitar confundir sede com fome e ficar beliscando ainda mais.

Dicas para se manter saudável, sem engordar na quarentena!

Faça um jantar mais leve: A última refeição deve ser cedo, por volta das 19h, de fácil digestão para não atrapalhar o sono, já que está difícil para a maioria de nós dormir cedo. Mais uma vez, dormir cedo nos ajuda a não liberar os tais hormônios que dão vontade de beliscar o tempo todo. A melhor pedida são sopas e alimentos ricos em triptofano, que ajuda a dormir (banana, queijos magros e iogurte são boas opções).

Consuma sabores amargos para tirar a vontade de doces: Eu sei que essa parece piada. Mas é sério! Estudos mostram que consumir alimentos amargos “desligam” os receptores do nosso cérebro que nos estimulam a desejar consumir açúcar.

Por isso sempre que tiver aquele desejo por doces antes de mais nada siga a estratégia de consumir algo amargo em seu lugar. De preferência beba um chá amargo ou pode ser até mesmo comer dois quadradinhos de chocolate 85 ou 90% cacau. Com o tempo você vai ajudando seu cérebro a controlar esse desejo.

Com esses cuidados na dieta e nos protegendo contra o coronavírus vamos sair da quarentena com saúde. E, claro, neste momento, fique em casa se puder.

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