Dicas para se manter saudável, se engordar na quarentena!

Dicas para se manter saudável, se engordar na quarentena!
Publicidade :)

Dicas para se manter saudável, sem engordar na quarentena!

“É normal que isso esteja acontecendo. A grande maioria das pessoas tinha uma vida ativa, trabalho, atividade física etc e de um dia para o outro tiveram a rotina totalmente afetada. Ficar em quarentena gera uma situação de estresse e isso aumenta a fome”, diz o nutricionista clínico Lázaro Medeiros, especialista em genômica nutricional.

E ele nos dá dicas importante para não engordar nessa quarentena:

Publicidade :)

Entre numa rotina alimentar e de atividade física: É importante voltar o mais rápido possível a seguir uma rotina normal.

Dicas para se manter saudável, sem engordar na quarentena!

Fazendo as refeições nos mesmos horários de sempre (muita gente estava com o cronograma bagunçado ficando em casa, tomando café e almoçando em horários errados). Procure colocar atividade física no cronograma, ainda que de maneira mais leve do que o normal.

Durma e acorde cedo: Dormir tarde faz nosso corpo produzir os hormônios que nos faz passar o dia com fome. A tal “falsa fome”, em que mesmo alimentados a gente fica sempre com uma vontade de beliscar. “O ideal é manter uma rotina matinal, acordar cedo e dormir no máximo às 22h.

Faça um café da manhã nutritivo: A primeira refeição é a que vai dar o tom do resto do dia, que vai despertar no nosso corpo os genes certos que o ajuda a funcionar como deve. Por isso dê atenção ao café da manhã. Uma boa opção é começar com suco verde ou uma fruta polvilhada com sementes de linhaça e/ou chia.

Dicas para se manter saudável, sem engordar na quarentena!

Evite a monotonia alimentar: Até por estarmos cheios de tarefas para fazer em casa, é fácil cair na armadilha de comer sempre a mesma coisa, principalmente aquilo que nos traz conforto imediato, como alimentos processados, doces e pães.

Mas agora, mais do que nunca, é importante ter variedade de alimentos naturais, muitas cores no prato com frutas e vegetais (fontes de fibras e nutrientes). Pense em variar o máximo que puder.

Dicas para sem manter saudável, sem engordar na quarentena!

Abuse dos chás: Umas das estratégias que ajudam muito a reduzir o stress, a ansiedade e, por consequência, a vontade de comer a toda hora, são os chás. “Meus favoritos são o tulsi, um pouco mais difícil de achar, além de canela, cravo, erva-doce, capim-limão e camomila”, diz Lázaro. São excelentes antioxidantes também.

Mantenha-se hidratado: O nosso cérebro muitas vezes não nos dá a mensagem certa se devemos beber ou comer. “Muitas vezes estamos precisando de água e sentimos sensação de fome”, diz o nutricionista. Por isso sempre mantenha uma garrafa de água por perto e vá bebendo ao longo do dia para evitar confundir sede com fome e ficar beliscando ainda mais.

Dicas para se manter saudável, sem engordar na quarentena!

Faça um jantar mais leve: A última refeição deve ser cedo, por volta das 19h, de fácil digestão para não atrapalhar o sono, já que está difícil para a maioria de nós dormir cedo. Mais uma vez, dormir cedo nos ajuda a não liberar os tais hormônios que dão vontade de beliscar o tempo todo. A melhor pedida são sopas e alimentos ricos em triptofano, que ajuda a dormir (banana, queijos magros e iogurte são boas opções).

Consuma sabores amargos para tirar a vontade de doces: Eu sei que essa parece piada. Mas é sério! Estudos mostram que consumir alimentos amargos “desligam” os receptores do nosso cérebro que nos estimulam a desejar consumir açúcar.

Por isso sempre que tiver aquele desejo por doces antes de mais nada siga a estratégia de consumir algo amargo em seu lugar. De preferência beba um chá amargo ou pode ser até mesmo comer dois quadradinhos de chocolate 85 ou 90% cacau. Com o tempo você vai ajudando seu cérebro a controlar esse desejo.

Com esses cuidados na dieta e nos protegendo contra o coronavírus vamos sair da quarentena com saúde. E, claro, neste momento, fique em casa se puder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *