Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

Dor nas costas: Entenda como problema pode ter causa renal… Ver mais

Especialista em coluna esclarece as diferenças entre a dor nas costas e os desconfortos nos rins, que podem indicar doenças.

Devido a essa proximidade, as dores podem se confundir, tornando difícil identificar de imediato a origem do incômodo, se é proveniente dos rins ou da coluna. Observe outros sintomas de problemas renais, como alterações na urina, inchaço e fadiga.

Procure um médico para uma avaliação adequada sempre que sentir dor persistente nas costas, garantindo assim um diagnóstico correto e um tratamento eficaz.

“Para identificar de modo preciso a causa do problema, são necessárias avaliações físicas e exames de imagem, como ressonância magnética, que auxiliam o médico na condução do tratamento mais adequado”, revela o ortopedista André Evaristo, especialista em coluna do Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês.

Como diferenciar uma dor da outra

Lombalgia é o nome que se dá para a dor nas costas localizada na lombar, região próxima aos rins e que afeta jovens e adultos. Seus principais sintomas são dor local ou irradiada para membros inferiores. No entanto, ela pode ser aguda, com duração de até três meses, ou crônica, com permanência de mais de 3 meses. Também pode ser intensa ou fraca, contínua ou esporádica. Às vezes causa queimação, cólica ou sensação de aperto.

Já a dor nos rins pode indicar diferentes problemas de saúde, como infecções, alterações no funcionamento do próprio órgão, cistos ou pedras nos rins, traumas, câncer entre outros. Portanto, é comum que as dores nos rins ocorram abaixo da caixa torácica em um ou nos dois lados da coluna vertebral, sendo mais comum próximo a coluna lombar.

Portanto, esse tipo de incômodo costuma ser mais agudo e surgir de repente. A dor tende a parecer uma cólica de forte intensidade, que chega a incapacitar o paciente. Quando se trata de pedras nos rins, precisa de atendimento urgente.

Já a dor nas costas pode afetar qualquer parte da coluna (cervical, torácica, lombar), sendo mais comum na região lombar. Classificamos a dor lombar como leve ou grave, caracterizando-a por pontadas, irradiação ou queimação.

“As dores não surgem ‘do nada’. Em especial, um problema de saúde pode provocar dor aguda, como hérnia de disco, protrusão, abaulamento ou uma doença pélvica. Se houver demora em resolver o problema, a dor passa a ser mais constante e danifica o sistema nervoso. Quando a causa é tratada e a dor permanece, ela deixa de ser um sintoma e se torna uma causa, conhecida como dor crônica complexa e intratável, explica o cirurgião de coluna.

Veja este Vídeo para um maior entendimento

Leia mais: Descanse em Paz João Miguel: Menin0 é encontrado sem v!da dentr0 de f0ssa… Ver mais

Comentários estão fechados.