Feito com carinho
Nesta quinta-feira, durante uma coletiva online para a imprensa, o prefeito de salvador anunciou o aluguel de contêineres para armazenar corpos. Ele sabe que em breve a rede municipal de saúde local irá entrar em colapso, é apenas questão de horas.
Segundo o prefeito, o número de infectados pela covid-19 é muito grande na capital. Ele afirmou que 117 pacientes estão esperando uma vaga apenas para serem atendidos. Tal número é alarmante. “Temos um novo recorde. Ontem eram 107, anteontem eram 96. E, mesmo mantendo média de 70, 75 regulados, os números não cedem”, ponderou o prefeito de Salvador.
Já o governo de Rui Costa decidiu alugar contêineres refrigerados, a fim de armazenar os corpos dos pacientes que perderam sua vida pela covid-19, na capital. Ao todo, foram alugados 10 equipamentos que encontram-se espalhados nos hospitais.
Até o último dia 3, a Bahia teria registrado 12.140 mortes pelo coronavírus, isso representa uma letalidade de 1,75% somente pela doença. A situação é sinistra.
POR QUE ALUGAR OS CONTÊINERES?
Por conta que não sabe-se ao certo se o corpo após a morte ainda pode ou não transmitir a doença. Sendo que o manuseio de maneira errada do corpo, pode sim transmitir o vírus.
Por isso, o indicado é que eles fiquem em câmeras frias, até puderem ir para um local adequado.
A OMS relatou que após morto, somente algumas doenças tornam o cadáver ‘infeccioso’. “Só podem ser (infecciosos) os pulmões dos pacientes com gripe pandêmica se forem manipulados de forma incorreta durante uma autópsia. Caso contrário, os cadáveres não transmitem doenças”, acrescenta a entidade.
Contudo, devido a este cenário caótico que está começando novamente, vários estados já decretaram o lockdown total, a fim de amenizar os impactos da nova onda. Entretanto, ainda irá demorar muito até tudo voltar ao controle novamente. Embora a vacina tenha chegado, mas isso não garante que o vírus irá cessar tão rapidamente.
LEIA MAIS
+ Vídeo: Mulher bate com a cabeça no chão ao ser empurrada pela própria filha