Feito com carinho
Ocorreu agora uma nova onda de Covid-19 no Brasil, mais precisamente no Amazonas, a crise na região ficou tão grande que o estoque de oxigênio acabou em inúmeros hospitais, levando os pacientes a morrerem por asfixia, segundo os relatos dos médicos. Tomando uma atitude imediata, o governo federal irá levar os pacientes para serem tratados em outros estados, ao todo, ao menos 750 pacientes serão transferidos.
Segundo informações locais, os hospital de lá fecharam suas portas por falta de insumos e leitos, a PM precisou entrar em cena para evitar invasões. O governo estadual afirma que essa é a fase mais crítica de toda pandemia.
O hospital que é ligado a UFAM, ficou mais ou menos quatro horas sem oxigênio pela manhã de ontem, um profissional que preferiu não se identificar afirmou que isso gerou desespero em todas as equipes.
“Colegas perderam pacientes na UTI por causa da falta de oxigênio. Eles ainda tentaram ambuzar (ventilar manualmente), mas foi só para tentar até o último recurso mesmo, porque é inviável manter isso por muito tempo. Cansa muito, tem de revezar profissionais. Chamaram residentes para ajudar na ventilação manual. A vontade que dá é de chorar o tempo inteiro. Você vê o paciente morrendo na sua frente e não pode fazer nada. É como se ver na guerra e não ter armas para lutar”, afirmou outra médica que trabalha na unidade.