Feito com carinho
Idoso é amarrado mãos e pés e é arrastado em casa de repouso: “Foi necessária a imobilização”, diz a instituição.
Idoso é amarrado mãos e pés e é arrastado em casa de repouso: “Foi necessária a imobilização”, diz a instituição.
A denúncia aconteceu por meio de uma vizinha que presenciou os maus tratos, através de um buraco na parede, que liga sua residência à casa de repouso, localizada em Taiobeiras, Minas Gerais. Dessa forma, a mulher gravou um vídeo onde é possível ver o idoso com os pés e mãos amarrados enquanto é arrastado por funcionários no chão.
O caso foi registrado nesta terça-feira(02), ainda segundo relato da vizinha, ela afirma que frequentemente escuta choros e gritarias dos idosos vindo da casa de repouso. Mas, apesar de ouvir, não tinha tomado nenhuma atitude.
Contudo, a mulher diz que quando chegou em casa um idoso gritava muito alto parecia que ele estava machucado, preocupada então resolveu olhar pelo buraco no muro e viu que o idoso estava todo amarrado e estava sendo arrastado pelo chão. Então, começou a filmar a triste cena.
Todavia, é compreensível que idosos são difíceis de lidar e inclusive alguns têm problemas mentais. Mas, nada justifica arrastar, amordaçar um idoso. Eles passam a noite em claro, gritam, gemem, mas ninguém vai lá e dá um remédio e isso acontece o tempo todo, afirmou a mulher.
Idoso é amarrado mãos e pés e é arrastado em casa de repouso
Em nota esclarecida pela casa de repouso, eles informam que o idoso havia se recusado a tomar a medicação e começou a agredir os funcionários. Então, para evitar que alguém se machucasse, o amarraram. E explica que o serviço prestado pela instituição é de índole séria e segue de acordo com os direitos humanos.
“Cheguei em casa e escutei o idoso gritando que estava sendo machucado, como já tinha escutado outras vezes, me preocupei e resolvi olhar pelo buraco do muro. Ao ver o idoso sendo arrastado no chão de terra e brita, amarrado, peguei o celular e tive a ideia de filmar. Nada justifica amordaçar e arrastar. Os idosos passam a noite em claro, gemem de dor e não tem ninguém pra dar remédio. Isso é recorrente”, disse a mulher que preferiu não se identificar.
Como também, informaram a prefeitura de Taiobeiras, que o idoso tinha arremessado uma pedra contra o funcionário enquanto era medicado e devido a quantidade de pessoas ser pouca para segurá-lo preferiram o amarrá-lo.
Ainda de acordo com a casa de repouso, o idoso foi encontrado na rua e apresentava sinais de embriaguez , delírio e havia corrido atrás de uma gestante, por isso teve de ser contido.
VEJA A REPORTAGEM COMPLETA: