Feito com carinho
Laudo do IML traz detalhes e IMAGENS de como caseiro foi m0rto por onça no Pantanal…Ver mais
Laudo do IML traz detalhes e IMAGENS de como caseiro foi m0rto por onça no Pantanal
Ao chegar, apresentava sinais severos de desidratação, além de comprometimentos nos rins e no fígado, além de estar com peso abaixo do ideal. Desde então, o quadro clínico evoluiu positivamente. A onça começou a se alimentar por conta própria e respira normalmente, o que permitiu aos técnicos considerarem sua transferência para um recinto mais adequado.
Contudo, as autoridades já descartaram a possibilidade de reintroduzi-la na natureza. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o animal será encaminhado para uma instituição capacitada a cuidar de grandes felinos em cativeiro.
Há também a possibilidade de sua inclusão no Programa de Manejo Populacional da Onça-Pintada. Uma iniciativa que visa preservar a espécie em diferentes regiões do Brasil e entender melhor os comportamentos atípicos como o que ocorreu nesse caso.
Além disso a tragédia destaca a importância de políticas públicas voltadas ao monitoramento da fauna silvestre, especialmente em áreas onde há sobreposição entre habitats naturais e presença humana. Em suma, além da proteção dos animais, é fundamental garantir a segurança das pessoas que vivem ou trabalham em regiões com fauna potencialmente perigosa.
Comentários estão fechados.