Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

MANAUS VIVE A PIOR SECA! Leia mais…

O rio "sumiu" e deu lugar a bancos de areia e pouca água

Manaus está enfrentando a pior seca da história com a marca de 13,59 metros alcançada pelo rio Negro nesta segunda-feira (16). De acordo com registros, nem a chuva do fim de semana foi suficiente para desacelerar a descida.

As águas do rio Negro continuam descendo em torno de 13 centímetros por dia, conforme as medições do Porto de Manaus.

Em consequência da estiagem severa, a capital amazonense precisou adotar algumas medidas. Na Ponta Negra, por exemplo, instalaram um gradil para que as pessoas não cheguem próximo da água e, assim, não aconteça acidentes.

Muitas comunidades estão isoladas e algumas escolas da zona rural estão fechadas…

Manaus, assim como quase todos os municípios do Amazonas, vive uma severa crise ambiental. Além da seca, que é recorde e tem deixado comunidades isoladas, sofre prejuízos na navegação de embarcações.

Desde o fim de setembro, a Prefeitura de Manaus decretou situação de emergência na capital. No mês de setembro, o Rio Negro media pouco mais de 16 metros, ou seja, três metros a mais do que o registrado atualmente. Essa média deixa a situação muito mais preocupante.

Com essa marca histórica, o Rio Negro atinge a maior seca em 120 anos

Além disso, a cidade sofre por causa de fumaça produzida por queimadas ocorrida na Região Metropolitana, por isso, na semana passada o ar na capital do Amazona foi considerado o pior do mundo.

No encontro das águas, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, a seca mudou a paisagem.

Em outros pontos da grande Manaus, um “mar de lixo” e de canoas e barcos encalhados dá lugar ao que antes, era o lindo Rio Negro.

Para quem tira o sustento do rio, a situação é desesperadora.

Para os comerciantes a preocupação está muito grande. Além da seca, a fumaça que atinge a cidade tem espantado os clientes. A falta de chuvas e a certeza de quando o rio voltará a subir deixa as família preocupada.

Leia mais:Vítimas de acidente fatal na BR-163 são identificadas; veículo ficou totalmente destruído

Comentários estão fechados.