Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

Médicos de Bolsonaro vem à publico é decide revelar seu verdadeiro estado de saúde, ele t… Ver mais

Médicos de Bolsonaro vem à publico é decide revelar seu verdadeiro estado de saúde

Além disso, seguindo recomendações médicas, ele suspendeu completamente sua agenda naquele mês, dedicando-se ao tratamento e ao descanso. Profissionais explicam que, para pacientes com histórico de lesões no sistema digestivo — como o ferimento por faca sofrido por ele em 2018 —, o risco de complicações mais elevado.

O refluxo associado à inflamação no esôfago pode gerar dor, irritação, dificuldade para engolir e até prejudicar a fala, o que representa um desafio para quem depende da comunicação pública. O controle do quadro envolve uso de medicamentos, mudanças na dieta e adaptações no estilo de vida. Fatores que nem sempre são fáceis de conciliar com agendas intensas.

Além disso o segundo ponto de alerta para os médicos é o risco de novas obstruções intestinais. Em abril, Bolsonaro passou por uma cirurgia de alta complexidade para tratar o problema. Em suma, procedimentos repetidos aumentam a chance de formação de aderências, quando partes do intestino se unem, bloqueando a passagem dos alimentos. Esse quadro pode causar dores fortes, vômitos e distensão abdominal, além de representar risco de vida se não tratado rapidamente.

Diante disso, o ministro Alexandre de Moraes autorizou que Bolsonaro deixe a prisão domiciliar no próximo sábado para realizar exames em Brasília, retornando em seguida. O caso reacende debates sobre como conciliar o tratamento de saúde de um ex-presidente com restrições judiciais, enquanto seus exames e possíveis novas recomendações médicas continuam sendo aguardados.

Comentários estão fechados.