Feito com carinho
MEU DEUS! Verdadeira causa da morte de Maguila veio à tona; ‘Por causa do uso de co… Ver mais
O ex-boxeador José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, faleceu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos. Ele enfrentava uma longa batalha contra a encefalopatia traumática crônica (ETC), uma condição neurológica com sintomas semelhantes ao Alzheimer, porém causada por traumas repetidos na cabeça. Essa doença é comum entre boxeadores, devido à exposição constante a golpes na cabeça. A informação foi confirmada por sua esposa, Irani Pinheiro, em entrevista ao programa “Balanço Geral”, da Record.
Segundo Irani, Maguila ficou internado por 28 dias, mas a família optou por manter a situação privada. “Ele estava com ETC há 18 anos e, recentemente, descobriram um nódulo no pulmão. Sentiu muita dor no abdômen, retiraram dois litros de líquido do pulmão, mas não conseguimos realizar a biópsia”, relatou.
Nos últimos anos de vida, Maguila vivia em uma clínica em Itu, no interior de São Paulo. Ele lidava com a demência pugilística, uma condição neurodegenerativa progressiva e incurável, consequência dos muitos golpes que sofreu ao longo de sua carreira de 17 anos como pugilista.
Em 2022, Maguila deu uma entrevista ao portal GE, afirmando: “Quero agradecer ao povo brasileiro que me viu lutar. Estou bem, só não posso mais lutar. Essa doença é difícil, mas estou bem”. Irani também destacou na época o apoio que o ex-boxeador recebia: “Temos uma equipe que cuida dele 24 horas para garantir sua qualidade de vida”.
Comentários estão fechados.