Feito com carinho
Mulher de 69 anos dá à luz a gêmeos, mas foi considerada incapaz de cuidar das crianças pela justiça e sua guarda foi retirada
Mulher de 69 anos dá à luz a gêmeos, mas foi considerada incapaz de cuidar das crianças pela justiça e sua guarda foi retirada. É bem verdade que crianças são como presentes divinos e que chegam para nos alegrar. Maurícia Ibanez, de 69 anos, recebeu as bênçãos em dose dupla, mas foi considerada incapaz pelo Tribunal da Justiça de cuidar dos seus filhos gêmeos. Os bebês nasceram através do procedimento de fertilização in vitro.
Sobretudo, a gestação de Maurícia aconteceu sendo fertilizada nos Estados Unidos. No entanto, chegou a se locomover da sua residência só para realizar seu grande sonho. Sendo a mãe viva mais velha da Espanha, a idosa deu à luz aos gêmeos Gabriel e Maria de la Cruz em um hospital de Burgos, no norte da Espanha, em 2017.
Mulher de 69 anos dá à luz a gêmeos
Porém, a alegria durou tão pouco, principalmente um tanto inesperado o que viria a acontecer. O parto ocorreu cesariana e dez dias após sua saída da maternidade, onde chegara a passar um mês internada, Maurícia recebeu a notícia que as autoridades consideraram que os gêmeos estavam “em risco”.as autoridades consideraram que os gêmeos estavam “em risco”.
Infelizmente, de forma dolorosa, os bebês foram retirados de Maurícia e entregues a duas famílias adotivas. Os gêmeos, no entanto, foram separados. Apesar de tudo, os bebês podem receber visita da mãe, só não ficando a seus cuidados.
“Desde que ela voltou para casa, uma equipa multidisciplinar tem acompanhado o progresso de Ibanez, e os seus relatórios concluem que os gêmeos precisam de cuidados num ambiente diferente”, disse, na altura, um porta-voz do serviço social em Burgos.
Considerada incapaz de cuidar das crianças pela justiça
Contudo, esta semana, o Supremo Tribunal espanhol manteve a decisão de 22 de abril de 2020 de retirar as crianças do cuidado da mãe. A decisão, proferida então pelo Tribunal Provincial de Burgos, concluiu que os gémeos não estavam a ser educados nas “condições ideais” e encontravam-se numa “situação óbvia de vulnerabilidade” devido à incompetência da sua cuidadora. Apesar da decisão, a justiça explica que o fato da decisão surgiu com base na opinião de especialistas e não pela idade ou muito menos pela saúde mental da mulher.
Maurícia é ex-funcionária pública, saiu da função após ser diagnosticada com transtornos de personalidade. Além dos gêmeos, a idosa ainda tem outra filha, Blanca, que também nasceu da fertilização in vitro. Além disso, Blanca também teve de ser afastada da mãe aos 03 anos de idade. Segundo o Serviço Social, a falta de condições de higiene da habitação e o isolamento da criança, fizeram com que fosse tirada sua guarda.
Maurícia Ibanez tem criticado muito as autoridades, a que chama de “serviços anti-sociais“, alegando que “não suportam” que ela tenha tido filhos numa “idade impossível“. Maurícia garante que esta “guerra” não chegou ao fim e que fará tudo o que estiver ao seu alcance para recuperar os filhos.
LEIA MAIS: