Feito com carinho
O mundo ainda vive no dano causado pela Covid-19, mas isso não quer dizer que outras doenças, infecções não possam surgir.
Recentemente uma nova infecção vem se espalhando e assustando o mundo, sendo ela rara e altamente contagiosa, chamada de Varíola do Macaco.
A infecção varíola do macaco, é muito comum, e é causada pelo vírus da varíola símia, com muita semelhança ao vírus comum da varíola. Esta doença infecciosa é de fácil contágio, e afeta animais e seres humanos, aumentando o risco de infcção.
A Varíola do Macaco, pode infectar um ser humano através de um animal, como manuseio de carne de animais selvagens, alguma mordida do animal, fluidos corporais, objetos infectados ou até de proximidade a uma pessoa infectada.
Fases da infecção
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o contágio pela varíola do macaco acontece da seguinte forma. O período de incubação do vírus pode variar de 6 a 13 dias, podendo haver uma variação de 5 a 21 dias.
As fases da varíola são:
1 – Invasão – Causando febre, dor de cabeça intensa, dor nas costas, linfadenopatia, mialgia e fadiga intensa.
2 – Erupção – Após 3 dias só surgimento da febre, a erupção cutânea, começa a aparecer nas regiões do rosto e extremidades.
A erupção também pode afetar a genitália e córnea. Após certo tempo, as lesões podem evoluir, passando por diferentes estágios, começando pela erupção, aparecendo de maneira plana, em seguida ficando elevada, após isso ficam pruriginosas e doloridas, e finalmente, formam uma crosta.
Em alguns casos graves, são apresentados um aumento dos linfonodos, sendo uma infecção secundária de pele e uma infecção nos pulmões.
Até o momento, existem vários casos confirmados na Europa, e este fato vem assustando o mundo inteiro, que ainda sente o impacto da pandemia por Covid-19, que segue entre nós, com menos força, mas ainda está causado danos para o mundo todo.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.