Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

Polícia Federal diz ter provas que incrimina Eduardo Bolsonaro: “Ele trans…Ver Mais

A atuação internacional do deputado, no entanto, é vista pela PF como uma tentativa de interferência nos processos judiciais que envolvem seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, e outros aliados. A investigação aponta que Eduardo buscou influenciar decisões do STF por meio de pressão externa, o que configura grave afronta à soberania nacional.

PGR pede abertura de inquérito sobre atuação de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos | Jovem Pan

Declarações Polêmicas e Reações Institucionais

Em uma live recente, Eduardo Bolsonaro fez declarações consideradas ameaçadoras contra o delegado Fábio Alvarez Shor, responsável por parte das investigações. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, reagiu com indignação, afirmando que “nenhum investigado intimidará a Polícia Federal”. A corporação reforçou que ameaças a agentes públicos são graves e podem gerar novas apurações criminais.

Além disso, o ministro Alexandre de Moraes determinou que postagens feitas por Eduardo nas redes sociais sejam incluídas no inquérito, por entender que elas intensificam condutas ilícitas e ataques ao STF.

Eduardo Bolsonaro diz que tem de ser embaixador para defender o pai - 04/10/2019 - UOL Notícias

Medidas Cautelares e Bloqueio de Bens

Como parte das investigações, o ministro Moraes também determinou o bloqueio de bens, contas bancárias e até da chave Pix de Eduardo Bolsonaro. A medida visa impedir movimentações financeiras que possam dificultar o andamento do processo. O deputado, que é escrivão licenciado da própria PF, já foi alvo de um procedimento administrativo disciplinar (PAD) por declarações anteriores contra o delegado Shor.

O Que Vem a Seguir

Com a conclusão do inquérito pela Polícia Federal, caberá à PGR decidir se apresenta denúncia formal ao STF. Caso isso ocorra, Eduardo Bolsonaro poderá se tornar réu por crimes que incluem obstrução de Justiça e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. A investigação também levanta questões sobre o papel da articulação internacional na política brasileira e os limites da atuação parlamentar fora do país.

O caso segue como um dos mais sensíveis da atual conjuntura política, envolvendo diretamente figuras centrais do bolsonarismo e colocando em xeque a relação entre os poderes da República. A conclusão do inquérito pode marcar um novo capítulo na crise institucional que se desenha desde o fim do mandato de Jair Bolsonaro.

Leia mais: Melhor Amiga de Preta Gil Se Cansa e Revela Que Ela Morreu Dentro Da…Ver mais

Comentários estão fechados.