Feito com carinho
A importância da colonoscopia e exames preventivos
Preta Gil lamentou não ter feito uma colonoscopia antes do diagnóstico. O exame é indicado para pessoas a partir dos 45 anos, especialmente aquelas com histórico familiar de câncer intestinal. Ele permite visualizar o interior do intestino grosso, identificar pólipos e realizar biópsias — podendo evitar o desenvolvimento de tumores malignos.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que mais de 45 mil brasileiros serão diagnosticados com câncer colorretal em 2025. É o terceiro tipo mais comum entre homens e mulheres no país.

O legado de Preta Gil: coragem, informação e empatia
Ao compartilhar sua experiência, Preta Gil rompeu tabus e trouxe à tona um tema cercado de vergonha e silêncio. Falar sobre fezes, hábitos intestinais e exames preventivos ainda é um desafio para muitas mulheres — mas pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Sua mensagem final foi clara: “Precisamos olhar para nossas fezes. O corpo fala. E quando ignoramos os sinais, podemos perder tempo precioso.”
Preta Gil deixa um legado não apenas artístico, mas também de conscientização. Seu alerta permanece como um convite à atenção com o próprio corpo — e à valorização da saúde feminina.
Leia Mais:Roberta Miranda perde a linha e agride homem durante show…Veja o vídeo
Comentários estão fechados.