Feito com carinho
C0rpo de Preta Gil Chega no Brasil, ao Lado do Caixão Algo Assust0u a Todos: ‘Estav…Ver mais
Mesmo após sua partida, o desejo de voltar para casa foi respeitado. O corpo seguiu para o Rio de Janeiro, onde será velado nesta sexta-feira, 25 de julho, no Theatro Municipal — local escolhido pela própria artista para sua despedida.
Cerimônia aberta ao público e homenagem à sua trajetória
O velório será realizado das 9h às 13h, com acesso liberado ao público. A cerimônia contará com um telão exibindo imagens da trajetória de Preta Gil, mas não haverá apresentações musicais ou trio elétrico, respeitando o tom íntimo e respeitoso da ocasião.
A data do velório coincide com o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, reforçando o legado de Preta como símbolo de empoderamento, resistência e representatividade na cultura brasileira.
Cremação e cerimônia privada
Após o velório público, o corpo será levado para o Crematório e Cemitério da Penitência, na zona portuária do Rio, onde ocorrerá uma cerimônia restrita a familiares e amigos próximos, das 15h às 17h. A cremação foi um pedido da própria cantora, segundo a assessoria da família Gil.
Legado de amor, arte e coragem
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta Gil deixa um filho, Francisco Gil, e uma neta, Sol de Maria. Mais do que uma artista multifacetada — cantora, atriz, empresária — ela foi uma voz ativa contra o racismo, pela inclusão da comunidade LGBTQIA+ e pela valorização do amor-próprio.
Sua partida mobilizou homenagens em todo o país, com fãs, colegas e admiradores expressando carinho e gratidão por sua trajetória. A Prefeitura do Rio, inclusive, criou o Circuito de Blocos de Carnaval “Preta Gil” como tributo à artista, que comandava o tradicional Bloco da Preta.
Leia mais: C0rpo de Preta Gil Está Pres0 Nos Estados Unidos Por Causa De…Ver mais
Comentários estão fechados.