Proposta garante assistência psicológica remota durante pandemia

Proposta garante assistência psicológica remota durante pandemia
Publicidade :)

Proposta garante assistência psicológica remota durante pandemia, a proposta foi da senadora Rose de Freitas. A proposta da senadora tem como base um estudo que apontou o efeito do isolamento social em meio a pandemia. Para a senado é fundamental garantir o direito à assistência psicológica remota.

De acordo com a proposta da senadora a assistência psicológica remota, deve ser provida com as normas editadas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Mas também é uma medida sugerida pela OMS para auxíliar em um momento de crise como esse.

O Conselho Federal de Psicologia já regulamentou o atendimento psicológico on-line, onde diante da pandemia da Covid-19, os profissionais podem optar pela prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologia da informação e da comunicação, desde que obedeçam as devidas orientações, em especial a necessidade de realização de um cadastro prévio junto ao seu Conselho Regional de Psicologia.

Publicidade :)

De acordo com o projeto que cita estudo publicado na revista científica The Lancet, com o objetivo de compreender o impacto psicológico provocado pela quarentena, com base nos surtos de Sars, Ebola e H1N1.

Após intervenção de Bolsonaro, uso de celulares para alerta é suspenso

De acordo com o estudo, os principais fatores desencadeantes dos efeitos psicológicos dessas medidas restritivas são o próprio estado de quarentena. Os efeitos estudados são devido a limitação da mobilidade; a duração prolongada desse isolamento; o medo de infecções; frustração; tédio; suprimentos inadequados; informação limitada; perdas financeiras; e estigma.

“Por ser muito recente a atual pandemia de Covid-19 e muitos estudos ainda estarem em andamento, é de se esperar, com base na literatura, que ocorram efeitos psicológicos negativos decorrentes das medidas de contenção adotadas, o que requer ações de prevenção e de tratamento psicológico para as pessoas submetidas a essas medidas restritivas”, justificou.

Fonte: Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *