Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

TRAGÉDIA em BH: O Que se Sabe e o Que Falta Esclarecer. Leia mais…

Quatro trabalhadores morreram após serem soterrados em uma obra no bairro Belvedere, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, durante a manhã da última terça-feira (17).

Tragédia Fatal em Belo Horizonte

Quatro trabalhadores morreram após serem soterradas em uma obra no bairro Belvedere, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na manhã da última terça-feira (17). Uma outra pessoa ficou ferida, mas sobreviveu.

O que ocorreu?

Na manhã desta terça-feira (17), trabalhadores ficaram soterrados em uma obra de construção civil em Belo Horizonte, precisamente na esquina da Rua Jornalista Djalma Andrade com Dicíola Horta, no bairro Belvedere, localizado na Região Centro-Sul da capital mineira.

Segundo informações iniciais do Corpo de Bombeiros, um talude de três metros de altura, que servia para conter a inclinação do terreno, estava trincado. Enquanto os funcionários estavam realizando a limpeza da área para escorar o barranco e controlar a ruptura, a estrutura desabou.

“Um talude onde estava sendo feito um trabalho de fundação estava com um corte em 90°. A princípio, sem escoramento, e esse terreno veio a ceder e soterrar esses funcionários”, explicou o tenente Felipe Biasibetti, do Corpo de Bombeiros.
Cinco vítimas que trabalhavam na construção foram atingidas; infelizmente, quatro delas morreram, enquanto uma sexta pessoa conseguiu escapar do desmoronamento.

Quem são os mortos?

De acordo com boletim de ocorrência da Polícia Militar, os mortos são:

  • Roberto Mauro Silva, de 57 anos;
  • Zacarias Evangelista Fonseca, de 58 anos;
  • Rafael Pereira Barbosa, de 34 anos;
  • Juliana Angélica Menezes Veloso, de 30 anos.

Roberto Mauro Silva, Zacarias Evangelista Fonseca e Rafael Pereira Barbosa morreram no local.

A engenheira Juliana Angélica Menezes Veloso foi socorrida com vida pelo helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, para o Hospital João XXIII; no entanto, não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Está previsto o sepultamento de todas as vítimas no Cemitério da Paz, em Belo Horizonte, agendado para as 11h desta quarta-feira (18).

Quem sobreviveu?

Igor Alves do Vale, de 23 anos, foi um dos sobreviventes. Levaram-no ao Hospital Odilon Behrens com lesões na perna, porém, passar bem.

À Polícia Militar, o trabalhador contou que estava limpando o espaço com os colegas para colocar vigas e escorar o talude, quando a estrutura cedeu. Nesse momento, outras pessoas o puxaram para fora dos escombros enquanto ele estava soterrado da cintura para baixo.
Um sexto funcionário estava presente no local e conseguiu escapar do desabamento.
Para o resgate, seis viaturas do Corpo de Bombeiros e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram
mobilizadas.
Uma fonte relacionada à obra informou que se trata da construção de um shopping de bairro, conhecido como ‘street mall’, que inclui um total de 33 lojas.

A rede de supermercados Verdemar é a principal dona do empreendimento, onde também haverá uma unidade do grupo.

A obra estava regular?

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a construção estava regular, e o alvará estava ativo. Dessa forma, o comunicado de obra ocorreu em 14 de setembro deste ano.

De acordo com informações adicionais da administração municipal, a responsabilidade pela estabilidade e outras questões relacionadas ao projeto e à estrutura recai sobre o responsável técnico (RT).

A Defesa Civil da capital compareceu ao local e realizou o isolamento da área. Entretanto,  a administração municipal notificou a empreiteira para tomar as providências necessárias em relação à segurança e à redução dos riscos.

Em nota, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) afirmou que, até o momento, as investigações indicam que a obra estava em situação regular, com a apresentação de um responsável técnico e as devidas Anotações de Responsabilidade Técnica (ART).

Em princípio, o caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).

Veja o vídeo: 

Leia mais: SINTOMAS SILENCIOSOS: Fique atento, esses são os sinais que o corpo avisa que pode estar com um câncer… Ver mais

Comentários estão fechados.