Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

Se você tiver um desses 15 sintomas procure um médico para avaliar seus rins. Ver mais

Muitas pessoas pensam que basta beber água para manter os rins saudáveis, porém, é necessário muito mais que isso para garantir a perfeita saúde do órgão responsável por filtrar os nutrientes e substâncias presentes no organismo.

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), nos próximos 10 anos a doença renal crônica poderá ser a 5ª maior causa de morte no mundo todo.

A prevenção de doença nos rins crônica é uma questão multifatorial e envolve uma série de medidas de estilo de vida saudável. Aqui estão algumas estratégias eficazes:

Alimentação saudável e equilibrada: Uma dieta balanceada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, pode ajudar a manter os rins saudáveis. É importante limitar o consumo de alimentos processados e ricos em sódio, que podem aumentar a pressão arterial e danificar os rins ao longo do tempo.

Hidratação adequada: Beber água suficiente ajuda os rins a eliminar toxinas do corpo. No entanto, a quantidade ideal de água pode variar dependendo de fatores individuais, como idade, sexo, clima e nível de atividade física.

Manutenção do peso ideal: Portanto, o excesso de peso pode aumentar o risco de várias condições de saúde, incluindo doença renal. Manter um peso saudável através de uma dieta equilibrada e exercício regular pode ajudar a prevenir a doença renal.

Exercício regular: A atividade física regular pode ajudar a controlar o peso, reduzir a pressão arterial e fortalecer o coração, todos os quais são benéficos para a saúde renal.

Controle da pressão arterial e do diabetes: A hipertensão e o diabetes são dois dos principais fatores de risco para a doença renal crônica. Manter essas condições sob controle através de medicação, dieta e exercício pode ajudar a prevenir danos aos rins.

Evitar o tabagismo: No entanto, fumar pode danificar os vasos sanguíneos, o que diminui o fluxo de sangue nos rins. Quando os rins não têm um suprimento adequado de sangue, eles não podem funcionar de maneira ideal.

Evitar o uso de medicamentos nefrotóxicos: Alguns medicamentos podem ser prejudiciais aos rins, especialmente quando usados em excesso ou por um longo período de tempo. É importante usar medicamentos conforme prescrito e discutir quaisquer preocupações com um profissional de saúde.

15 Sinais e sintomas de alerta para doença nos rins:

  1. Alterações na cor e volume da urina
  2. Anemia
  3. Boca seca
  4. Dores constantes nas costas
  5. Cansaço constante e sem motivo
  6. Alteração nos níveis de glicose;
  7. Edemas principalmente nas pernas e pés
  8. Alteração da pressão arterial
  9. Diabetes descompensada
  10. Coceira em várias partes do corpo
  11. Perda do apetite
  12. Insônia
  13. Tontura constante
  14. Náuseas
  15. Vômitos

A seguir veja a prevenção contra as doenças renais.

Prevenção

Portanto, o controle da pressão arterial e  diabetes podem ser o ponto de partida para prevenir as doenças renais que podem provocar a insuficiência desse órgão vital.

Como mencionamos mais acima, é fundamental cuidar da alimentação, evitando alimentos gordurosos, mantendo a baixa ingestão de açúcar e sal, reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, evitar o tabagismo e  praticar atividade física ao menos três vezes ao dia.

Tratamento

Contudo, a doença renal crônica pode ser tratada com controle da dieta associada a medicações prescritas pelo médico nefrologista, em casos extremos o paciente poderá ser encaminhado para diálise ou entrar na fila de transplante de rins.

Mantenha-se atualizado sobre os principais eventos no Brasil e no mundo, continuando a acompanhar nosso site.

Leia mais: URGENTE: Filha de Neymar e Bruna Biancardi é submetida a cirurgia de urgência!

Comentários estão fechados.