Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

“Um dos mais importantes”: Tralli paralisa JH às pressas e confirma morte irreparável de artista na Globo

O comando do JH, veiculado pela Rede Globo, atraiu a atenção de milhões de brasileiros com um anúncio feito na tarde de quarta-feira (27). César Tralli, o apresentador, comunicou o falecimento de um renomado artista. “Perdemos um dos grandes artistas plásticos do século 20”, começou Tralli, capturando a atenção dos espectadores. Em seguida, revelou que se referia ao escultor americano Richard Serra, que falecera aos 85 anos na terça-feira anterior (26), em sua residência em Nova York, EUA, vítima de complicações de pneumonia.

Famoso por suas esculturas de geometria fluida e proporções monumentais, as obras de Serra granjearam enorme sucesso, rendendo-lhe o título de um dos maiores artistas de todos os tempos, sendo apelidado de “o poeta do aço”.

Ao longo de sua trajetória, Serra concebeu esculturas específicas para os espaços que ocupariam, evidenciando seu interesse na interação entre suas obras e o meio ambiente. Em uma entrevista ao apresentador Charlie Rose no início dos anos 2000, Serra afirmou: “Certas coisas… ficam gravadas na imaginação e você tem a necessidade de reconciliação com elas”.

Luto no JH: A Perda de Richard Serra

Posteriormente em fevereiro de 2019, o Instituto Moreira Salles inaugurou a obra “Echo” na Avenida Paulista, composta por duas placas de aço de 18,6 metros, pesando cerca de 70,5 toneladas cada. Esta foi a primeira obra de Serra aberta permanentemente à visitação na América Latina.

Nesse ínterim, uma de suas obras mais controversas foi “Tilted Arc”, um muro circular de aço com mais de 3 metros de altura. Inicialmente instalado no Federal Plaza, em Nova York. Após oito anos, foi removido devido a uma petição com 1.300 assinaturas, resultando em uma ordem judicial para sua retirada.

Entre suas obras mais recentes estão as “Torres Sombrias”, emergindo nas dunas do deserto do Catar. Acessíveis apenas por carro e desafiando os visitantes com temperaturas de até 50°C.

Em suma, Richard Serra deixou um legado duradouro, suas obras continuam a ser apreciadas em todo o mundo. Incluindo exposições em prestigiados museus como o Guggenheim, nos Estados Unidos. Sua abordagem única e inovadora da escultura o estabeleceu como uma figura central no cenário artístico contemporâneo.

+ As irmãs siamesas mais famosas do mundo anunciam que uma delas se casou e revelam algo inacreditável; ‘vamos fazer… Ver mais

Comentários estão fechados.