Feito com carinho
Você sabe o que são tubos galvanizados e como são revestidos? O conteúdo de hoje vai sanar estas e outras dúvidas que você possa ter sobre estes tubos e suas aplicações!
Em suma, um tubo galvanizado é aquele que foi submetido à galvanização. Ou seja, ele passará a ter um revestimento de zinco feito por meio de processos físico-químicos. Bom, há muito mais detalhes sobre este assunto que precisamos lhe passar.
Por isso, não deixe de ler todo o conteúdo até o final. Vamos lá!
O que são os tubos galvanizados?
Os tubos galvanizados são aqueles que passam pela galvanização, como citado acima, e passam a ter um revestimento de zinco sobre o tubo de aço. Dessa forma, eles se tornam mais resistentes à corrosão do que os tubos pretos, sem revestimentos.
Antes do processo de galvanização, são tubos de aço pretos, sem revestimentos e sem uma camada protetora contra corrosão. Ou seja, a galvanização é uma forma de garantir tubos de aço mais resistentes e que aguentem mais tempo as intempéries e fluidos do que os tubos sem revestimento disponíveis no mercado.
Como os tubos galvanizados são revestidos?
Existem alguns métodos para tornar o tubo de aço sem revestimento em um tubo de aço galvanizado. Confira abaixo as opções existentes.
Imersão a quente
A galvanização por imersão a quente é aquela em que o tubo será imerso para receber o seu banho de zinco. Pode ser feita com tubos e peças de vários comprimentos e larguras.
Banho eletrolítico
O banho eletrolítico é aquele em que é feito o processo de galvanização com níquel eletrolítico. É possível realizar este “banho” em peças ferrosas e peças não-ferrosas (como o cobre e o latão).
Cementação por zinco
A cementação por zinco também é um dos processos de galvanização disponíveis para serem feitas nos tubos de aço e torná-los mais fortes e resistentes ao tempo. É importante ressaltar que a zincagem também é um processo de galvanização, não havendo tantas diferenças no resultado final.
Por que usar tubos galvanizados?
Os tubos galvanizados são mais resistentes graças ao processo de galvanizá-los com zinco – que dará mais força e tempo de vida para esses tubos de aço, evitando a corrosão.
Por isso, ele é muito utilizado (e recomendado) em áreas externas, nas quais é preciso ter total controle de sua característica física, garantindo que não haverá corrosão, furos, vazamento etc, dentre outras situações.
Assim, podemos dizer que os tubos galvanizados são ideais quando se precisa de tubos de aço mais resistentes.
Por fim, recomenda-se o uso dos tubos galvanizados nas áreas industriais, ou mesmo áreas externas, pois garantem uma tubulação resistente e segura para todos os envolvidos.
Conclusão
Você já conhecia os tubos galvanizados? Sabia que se tratava de um processo realizado nos tubos de aço sem revestimento? Se isso era uma novidade para você, agora já possui o conhecimento necessário para saber escolher as tubulações com maior resistência e durabilidade.
Existem vários tipos de tubos de aço no mercado, cada um recomendado para suas aplicações específicas. Portanto, é importante conhecer as diferenças entre eles para evitar prejuízos em um futuro próximo.
Se está em busca de tubos de aço resistentes para áreas externas e que não sofrem com corrosão ao transportar certos tipos de fluidos, os tubos galvanizados são a escolha certa!
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.