Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

Úlceras, rachaduras e feridas – o que a boca pode dizer sobre sua saúde

A regra geral é que, se você notar feridas, úlceras ou rachaduras na boca e ao redor dela que persistam por mais de duas semanas, sangrem ou não pareçam cicatrizar, procure um médico.

A boca é uma janela para a saúde geral do corpo. Muitas vezes, sinais de doenças internas podem se manifestar através de úlceras, rachaduras e feridas na cavidade oral. Compreender esses sinais pode ser crucial para a detecção precoce de condições subjacentes e para a manutenção da saúde bucal e geral.

Por exemplo, muitos de nós conhecem as incômodas úlceras bucais. Elas são muito comuns e geralmente encontradas no revestimento interno, na língua ou na gengiva – e são irritantes.

Úlceras, rachaduras e feridas - o que a boca pode dizer sobre sua saúde — Foto: Adobe Stock

O tipo mais comum são as úlceras aftosas, feridas inchadas redondas ou ovais, que normalmente começam amarelas e depois ficam cinzas. Elas geralmente têm uma borda ou “halo” vermelho ao redor.

Não duram muito tempo e qualquer dor ou irritação associada pode ser tratada com analgésicos simples ou com tratamentos de venda livre, como sprays ou enxaguantes bucais. Também é uma boa ideia evitar alimentos picantes, salgados ou azedos que possam ser irritantes e dolorosos enquanto você estiver com uma úlcera na boca.

Não sabemos ao certo o que causa as úlceras, mas foram feitas associações entre danos físicos ocasionados por mordidas na parte interna da bochecha ou da língua. Outras possibilidades incluem flutuação de hormônios, deficiências de vitaminas e minerais, além de estresse.

Aproveite e Leia Também: Médico Revela 04 Coisas Que As Mulheres Fazem Que Podem Causar Câncer Nos Ossos: “Acad…Ver mais

Comentários estão fechados.