Feito com carinho
De acordo com estudos realizados pela Universidade Carlos III de Madrid, com parceria com Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho Paulista, um asteroide irá passar próximo à Terra. Segundo as análises o asteroide teria cerca de 370 metros e passará em uma curta distância da Terra. Essa aproximação do asteroide acontecerá no dia 13 de abril de 2029, e está aproximação do asteroide nomeado como Apophis, fará com que haja chuva de partículas de seu corpo, uma chuva de pedras pelo planeta.
Os pesquisadores realizaram uma análise para identificar quais será os efeitos da aproximação, como será a trajetória do asteroide, entre outros pontos importantes que foram avaliados. De acordo com um pesquisador chamado Gabriel Borderes-Motta, pesquisador da UC3M, relatou: “A colisão não é a única possibilidade em eventos de aproximação como esse”.
Ainda segundo o pesquisador, a gravidade do planeta Terra pode causar alguma modificação no corpo celeste de Apophis, relatou: “A interação gravitacional entre um planeta e um corpo como o Apophis pode alterar a forma do corpo, quebrar em pedaços desintegrar possíveis pedras soltas na superfície do asteroide ou até mesmo remover outros corpos que orbitam o asteroide”. As palavras do estudioso brasileiro foram ditas durante um depoimento a uma agência de notícias americana.
Essa pesquisa realizada, tem indícios de que ocorrerá a chuva de partículas, pedras, que são pedaços do asteroide, foi feita com uma simulação numérica com intenção de prever como essas partículas orbitam o asteroide. Ainda segundo a pesquisa, quando um asteroide tem uma gravidade mais fraca e é menos denso, é provável que estas partículas sejam tiradas de sua superfície. A pesquisa ainda aponta que aproximadamente 90% das pedras soltas seriam tiradas da superfície do planeta Terra. Ainda sim, são previsões, pesquisas, tem muito tempo e o trajeto do asteroide pode ser alterado, sendo incerto ainda se será apenas uma chuva de pedras ou algo pior.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.