Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

CHÁ DE BOLDO – BENEFÍCIOS para FÍGADO, DIGESTÃO, INTESTINO e Como Tomar

O boldo é uma planta com propriedades medicinais que é frequentemente utilizada como remédio caseiro para estimular as funções do fígado, melhorar a digestão e aliviar os sintomas de ressaca.

O boldo é uma planta com propriedades medicinais que é frequentemente utilizada como remédio caseiro para estimular as funções do fígado. Foto: internet.
O boldo é uma planta com propriedades medicinais que é frequentemente utilizada como remédio caseiro para estimular as funções do fígado.

É importante usar o boldo com cautela

Embora tenha muitos benefícios, é importante usá-lo com cautela, pois o uso excessivo pode causar efeitos colaterais. É sempre recomendado buscar orientação profissional.

Existem cinco tipos de boldo, sendo que os mais comuns no Brasil são o Boldo-do-Chile e o Boldo-da-terra.

Ambos contêm substâncias ativas como boldina, ácido rosmarínico e forscolina, que possuem propriedades hepatoprotetoras, diuréticas, anti-inflamatórias, antioxidantes e tolerantes para o estômago.

O Boldo-do-Chile estimula a produção de bile pelo fígado e sua excreção para o duodeno, favorecendo a digestão e a absorção de vitaminas. O boldo-da-terra é amplamente encontrado no Brasil e utilizado para estimular a digestão, reduzir azias e desconfortos após a refeição.

O chá é a forma mais comum de consumo da planta e é recomendado que seja preparado corretamente para evitar que fique forte demais.

É possível usar o chá para aliviar condições pontuais ou de acordo com a orientação de um profissional de saúde habilitado. O chá de boldo é famoso por combater os sintomas de ressaca, ajudando a proteger as células do fígado sobrecarregadas.

Além disso, pode ajudar a facilitar a digestão, proteger as funções do fígado, reduzir gases, melhorar a resposta imunológica do organismo e favorecer a eliminação de toxinas do fígado.

Veja também: PERIGOSO: Bicho-de-pé sendo removido por completo; Veja o vídeo

O uso excessivo pode causar problemas gástricos

É importante lembrar que o chá deve ser usado com cautela, pois o uso excessivo pode causar problemas gástricos.

Além disso, há contraindicações para grávidas, lactantes, crianças até 6 anos, pessoas com doença hepática diagnosticada ou problemas renais, e indivíduos que fazem uso constante de anticoagulantes.

É importante ressaltar que o chá de boldo não é um medicamento milagroso contra a covid-19 e que até o momento não há consenso sobre uma medicação realmente eficaz no tratamento precoce da infecção.

Veja também: Disidrose: o que é, sintomas, causas e tratamento

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.