Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

A Importância da Clínica de Reabilitação na Recuperação de Dependentes Químicos

O tratamento contra a dependência química e alcoólica é a forma mais adequada para iniciar o processo de ressocialização do adicto na sociedade. A Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma que a dependência química não tem cura, é uma doença progressiva e crônica. Por mais que não tenha cura, é possível viver em sociedade controlando a sua compulsão, seja por substâncias lícitas e ilícitas. Você sabe a diferença entre ambas as drogas? Acompanhe abaixo:

  • Drogas lícitas:Comercialização autorizada na sociedade.
  • Drogas ilícitas: Comercialização não autorizada na sociedade.

Especialistas da área da saúde afirmam que a internação em uma clínica de recuperação é um procedimento necessário, caso o usuário de drogas tenha desenvolvido a dependência na substância. O ideal seria se o adicto aceitasse a internação da melhor forma possível, recorrendo ao tratamento de forma voluntária. Todavia, sabemos que para cada caso é um procedimento adverso. Para casos específicos a internação involuntária e compulsória deve ser recorrida de imediato, isso acontece pois o adicto põe a sua vida e a vida de outras pessoas em risco.

Pesquisas apontam que a dependência química leva anualmente 500 mil pessoas a morte, em 2020 275 mil pessoas fizeram o uso do produto e 36 milhões desenvolveram problemas psíquicos em decorrer ao vício. A dependência seja pelo álcool, cigarro, medicação com prescrição médica, maconha, cocaína e dentre muitas outras substâncias químicas, provoca problemas graves a saúde física e mental, além de provocar uma overdose e uma possível morte.

No artigo de hoje apontaremos a importância de iniciar o tratamento contra a dependência química em uma clínica de reabilitação. Explicaremos como funciona o tratamento e os profissionais disponíveis na instituição, a dependência química é considerada uma doença que precisa de tratamento como qualquer outra enfermidade. Os efeitos colaterais em decorrer ao uso podem ser adversos, e o quanto antes houver um tratamento especializado, melhor será para a qualidade de vida do paciente e dos familiares.

 Quais são os profissionais disponíveis na instituição?

 A equipe multiprofissional disponível na instituição tem como objetivo ajudar o paciente no processo de desintoxicação, orientar e aconselhar sobre o uso abusivo de drogas. Quando o dependente químico consome exageradamente a substância química e produz excessivamente a dopamina na região cerebral, é comum que uma pessoa entre em um círculo vicioso sem perceber. Um dos sinais da dependência química é a negação, logo em seguida a irritabilidade, nervosismo e descontrole. Lembre-se, quanto mais um usuário de drogas se torna resistente ao tratamento, mais difícil será o seu processo de reabilitação.

  • Médicos:A função do médico especialista no assunto é determinar a ficha técnica de cada paciente com base em suas necessidades. A clínica para alcoólatras e dependência química tem a função de humanizar e individualizar cada atendimento, determinando as medicações necessárias para cada indivíduo. O médico também tem conhecimento dos problemas psíquicos que foram desenvolvidos em decorrer ao uso, grau de dependência, frequência, constância, dosagens e misturas. O médico acompanha todo o processo terapêutico, e determina o período em que cada paciente ficará internado.
  • Enfermeiros:Auxiliam em tudo o que for necessário, principalmente no momento de realizar as dosagens necessárias determinadas pelo médico especialista no assunto.
  • Psicólogos: Realiza o processo de ressocialização do adicto na sociedade por meio de palestras e terapias comportamentais individuais ou em grupos. A função do psicólogo é orientar e conscientizar o paciente sobre as causas e consequências que é fazer o uso do produto químico.
  • Nutricionistas:A alimentação e a prática de atividades físicas ajudam no processo de desintoxicação das drogas no corpo, o nutricionista fará uma alimentação adequada e carregada de nutrientes necessários durante a reabilitação.
  • Supervisores: Suporte 24 horas por dia com o intuito de ajudar o paciente no que for necessário, evitando ações impulsivas e inconsequentes pelo próprio usuário de drogas.

Como funciona o tratamento?

 A forma pelo qual o paciente chega na unidade seja de forma voluntária, involuntária e compulsória, não interfere durante o tratamento. O processo de reabilitação acontece da mesma forma, sendo:

  • A avaliação médica:Como foi descrito acima, o médico responsável determina uma ficha técnica para cada paciente com o intuito de individualizar e humanizar cada paciente.
  • Retirada das drogas do corpo: O que é chamado de desintoxicação das drogas no corpo, retirada de toda substância química no organismo.
  • Atividades beneficentes na reabilitação:Sintomas de abstinência é comum na recuperação, os profissionais da área da saúde devem controlar a crise por meio de atividades físicas, medicações e uma reeducação alimentar.
  • Terapias comportamentais individuais ou em grupos: O que chamamos de ressocialização do adicto na sociedade, o objetivo é fazer com que o paciente se conscientize e evite o produto químico. Como foi descrito acima, a dependência química não tem cura. Todavia, é possível viver em sociedade sem o uso do produto! E por mais que haja recaídas, os familiares devem fazer o tratamento quantas vezes forem precisas, como forma de evitar a morte do usuário de drogas.

 Buscando por ajuda profissional 

 Consegue perceber a importância de realizar uma internação em uma clínica de recuperação? É comum que os familiares entrem em uma codependência, que são fatores emocionais ligados ao indivíduo. O termo é comum e afeta a forma pelo qual uma pessoa não usuária de drogas vive, o seu ente querido viciado em narcóticos traz preocupações em vários quesitos da vida humana, e requer ajuda profissional para conter a compulsão.

Quando o problema se torna uma dependência química as suas ações infelizmente serão involuntárias, o usuário de drogas não tem mais controle. Deseja encontrar um lugar qualificado para ajudar o seu familiar e evitar a morte em decorrer ao vício? Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores. A instituição possui parcerias com clínicas de reabilitação em todo o Brasil, além de ter como objetivo dar suporte profissionalizado no momento da escolha. Sente mais dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com o hoje mesmo.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.