Feito com carinho
Adolescente fica PARAPLÉGICA após Luta Contra a DENGUE; “O vírus da dengue ating… Ver mais
Estudos mostram que de 1% a 5% entre os casos de dengue podem evoluir para doenças neurológicas e causar prejuízos graves;
Em 2019, Polyana Matias de Sousa, então com 15 anos, vivia uma rotina típica de uma adolescente. Ela se dedicava aos estudos, tinha um relacionamento amoroso e auxiliava nos cuidados com seu irmão mais novo e nas tarefas domésticas. No entanto, sua vida sofreu uma reviravolta devido à dengue.
Adolescente Desenvolve Paraplegia Devido à Complicações da Dengue
Apresentando sintomas característicos da doença, como dor de cabeça, mal-estar corporal e febre, Polyana iniciou o tratamento em casa, sob a supervisão de sua mãe, Elisângela Maria Matias Correa, profissional de enfermagem.
Contudo, quando Polyana começou a manifestar sintomas mais severos, como vômito, dor abdominal e desorientação mental, Elisângela decidiu levá-la para a emergência de um hospital privado em Divinópolis, Minas Gerais.
“O médico diagnosticou como uma dengue comum e sugeriu que minha filha estava apenas sendo uma ‘adolescente dramática’ por ter discutido com o namorado”, relata Elisângela.
“Entretanto, eu estava ciente de que o sintoma de desorientação mental poderia indicar uma complicação neurológica e fiz questão de que ela fosse avaliada por um neurologista.”
Elisângela, a enfermeira, relata que, durante a espera pelos resultados de uma tomografia no hospital, Polyana começou a sofrer convulsões.
Comentários estão fechados.