Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

Arritmia Cardíaca mata 320 mil por ano no Brasil; Saiba os sintomas…

A arritmia cardíaca, que afeta cerca de 20 milhões de brasileiros, se apresenta de diferentes formas e tem tratamento.

A arritmia cardíaca, um distúrbio que altera o ritmo do coração, é um problema de saúde significativo no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), essa condição afeta aproximadamente 20 milhões de brasileiros. Além disso, é importante destacar que a arritmia cardíaca é responsável por mais de 320 mil mortes súbitas anualmente no país.

Em um coração saudável, a frequência cardíaca varia entre 50 a 100 batimentos por minuto, dependendo de fatores como sexo, idade e atividade física. Contudo, é importante ressaltar que os estímulos elétricos, responsáveis por originar os batimentos cardíacos, podem sofrer diversas alterações de ritmo devido a anormalidades. Essas alterações são, de fato, as causas da arritmia.

A cardiologista Fátima Dumas Cintra, presidente da SOBRAC, diz que as arritmias se dividem em:

  • Bradicardia – quando a frequência cardíaca é inferior a 50 batimentos por minuto;
  • Taquicardia – quando a frequência cardíaca é superior a 100 batimentos por minuto.

Embora a percepção dos batimentos cardíacos, também conhecida como palpitação, seja muito individualizada, nem sempre a arritmia apresenta sintomas. De fato, muitas pessoas experimentam algumas alterações no ritmo cardíaco ao longo do dia, mas não as percebem.

Sintomas da Arritmia Cardíaca

No entanto, a médica cardiologista ressalta que existem alguns casos sintomáticos aos quais devemos prestar atenção. Entre os sinais mais comuns estão as palpitações, a sensação de “falha” no coração, desmaios, tontura, falta de ar, mal-estar e fadiga. Ela explica que “em casos mais graves, podem ocorrer confusão mental, pressão baixa e parada cardiorrespiratória”.

Esses sintomas podem variar de acordo com o tipo de arritmia, devendo sempre ser avaliados pelo cardiologista, que deve solicitar exames para identificar a arritmia e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

O tratamento da arritmia cardíaca é feito pelo cardiologista e varia de acordo com o tipo de arritmia. Pode ser feito com uso de remédios antiarrítmicos, cirurgia ou colocação de marcapasso.

É importante que qualquer pessoa que esteja experimentando sintomas potenciais de arritmia procure atendimento médico. Um cardiologista pode solicitar exames para identificar a arritmia e, com base nesses resultados, pode indicar o tratamento mais adequado. Isso pode incluir medicamentos, procedimentos médicos ou mudanças no estilo de vida. Lembre-se, é sempre importante procurar atendimento médico se você estiver preocupado com a sua saúde.

Leia mais: Homem mata esposa e esconde corpo na geladeira. “Ele disse que estava possuíd… Ver mais

Comentários estão fechados.