Feito com carinho
O Auxílio Emergencial que ajudou vários brasileiros durante o ápice da pandemia no ano passado, deve voltar, mediante decisão da justiça, entretanto, não será para todo o território Nacional. A Justiça Federal do Amazonas, nesta última quarta-feira, determinou que tal repasse deverá voltar para o estado.
O valor que será prorrogado é o de R$ 300 reais, e deverá durar por mais dois meses, em decorrência do surto da Covid-19 que está ocorrendo na localidade. Onde várias pessoas estão passando sérias dificuldades.
Tal determinação só valerá para o Amazonas, a situação lá segue bem preocupante e, mais uma vez, a pandemia segue atingido números alarmantes no local. Por isso, muitas famílias locais têm passado por vários problemas na área financeira, há famílias que nem dinheiro para comprar alimentos básicos têm.
Olhando para tal cenário, o juiz federal Ricardo Augusto de Sales, determinou a volta do benefício. Caso isso não seja cumprido, o governo deverá pagar uma multa diário de R$ 100 mil. Em nota enviada pela Advocacia Geral da União, processos que estão em tramitação judicial não serão comentados.
O G1 tentou entrar em contato com o Ministério da Cidadania, todavia, não foi dado retorno algum. O juiz levou em consideração para tal decisão diversos fatores. Como a falta de oxigênio, leitos e até mesmo, a falta de profissionais da área de saúde.
Mês passado ocorreu vários recordes, como no número de internações, mortes e contaminações. O cenário segue bem caótico.
O pagamento deve começar dentro de no máximo 15 dias, segundo determinou a Justiça, todavia, apenas para quem encontra-se dentro dos critérios estabelecidos anteriormente.
O Amazonas vem sobrevivendo por intermédio de doações de outros estados e até mesmo países. Muitos pacientes contaminados pelo novo coronavírus, precisaram ser transferidos em outras unidades federativas.
LEIA MAIS
+ Morte de Jorge Lafond completa 18 anos e passado do padre Marcelo Rossi vem à tona
+ Diretor responsável pelo Enem morre de Covid
+ Menininho abraça policial depois de receber cesta básica em Itaquaquecetuba-SP
+ Gusttavo Lima posa sem camisa e impressiona com corpo sarado e veias saltadas
+ Menina com braço inchado pede orações no Facebo