Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

ATENÇÃO: Conta de LUZ ficará mais cara a partir do dia 22 em diversos estados do Brasil; Confira quais!

A fatura de energia elétrica é um dos tributos que mais impacta na renda familiar. Na última semana, o gestor do núcleo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que fará uma reunião para definir os novos valores da conta de luz para os clientes do Ceará. Segundo estimativas, a fatura de energia elétrica poderá aumentar em 3,62%.

Na última semana, o gestor do núcleo da Aneel anunciou que fará uma reunião para definir os novos valores da conta de luz. Foto: internet
Na última semana, o gestor do núcleo da Aneel anunciou que fará uma reunião para definir os novos valores da conta de luz.

Impacto do aumento da energia elétrica na renda familiar: nova decisão da ANEEL afeta a conta de luz

A reunião está prevista para o dia 18 e, caso seja aceita a proposta, os novos valores serão postos em prática a partir do dia 22. Essas alterações vão impactar mais de 3,5 milhões de clientes em mais de 180 cidades.

Os novos valores são originados da herança, dos custos de compra, transmissão e distribuição, que podem variar de acordo com as distribuidoras. As taxas precisam ser aprovadas pelo gestor do núcleo a fim de que possam ser validadas. As residências sofrerão aumento de 3,62%, enquanto a tensão média sofrerá aumento de 4,47%, e a alta tensão sofrerá redução de 3,74%.

Veja também: Dinheiro EXTRA em Abril cai como um PRESENTE para quem tem carteira assinada

Impacto na renda familiar e o programa Tarifa Social

Os custos de compra, encargos do setor, transporte, entre outros fatores, são os principais responsáveis ​​pelo aumento da fatura de energia elétrica. Em 2022, o reajuste médio da tarifa foi de 11,35%. Quando a fatura aumentou no ano passado, mais de 60% dos brasileiros tiveram que priorizar a fatura de energia elétrica como fonte principal de gastos, o que os obrigou a renunciar a outros itens essenciais para o cotidiano.

Para ajudar as famílias de baixa renda, o Governo Federal criou o programa Tarifa Social, que oferece descontos de até 50% na conta de luz. No entanto, é necessário que a família seja de baixa renda e tenha inscrição no Cadastro Único para ter acesso ao benefício. Os inscritos no Cadastro Único podem solicitar a entrada no programa nos CRAS locais ou na Agência da Aneel, enviando os documentos pessoais, de endereço e renda. Os demais dados e a validação ocorrerão pelo Cadastro Único.

Conclusão

O aumento da fatura de energia elétrica é um problema para muitas famílias brasileiras. O programa Tarifa Social do Governo Federal pode ajudar as famílias de baixa renda a terem acesso aos melhores valores e condições de pagamento da fatura de energia elétrica. No entanto, é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para poder aderir ao programa.

Veja também: 3 BENEFÍCIOS acabam de ser liberados para quem está desempregado; Veja quais são

Comentários estão fechados.