Feito com carinho
Fique atento aos 8 sinais que o corpo avisa que pode estar com fibromialgia, uma d0ença muito perig0sa que… Ver mais
A fibromialgia é uma condição de saúde crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, caracterizada por dor generalizada e sensibilidade em várias partes do corpo. Embora seja mais comum em mulheres, a fibromialgia também pode atingir homens e até crianças. Seus sintomas podem ser confundidos com outras condições, dificultando o diagnóstico precoce. Por isso, é fundamental prestar atenção aos sinais que o corpo envia. Aqui estão 8 sinais que podem indicar fibromialgia:
1. Dor Difusa
A dor causada pela fibromialgia é generalizada, ou seja, afeta diversas partes do corpo e não se limita a um único ponto. Geralmente, a sensação é descrita como uma dor constante, que dura por mais de três meses, e pode ser intensa o suficiente para interferir nas atividades diárias.
2. Fadiga Excessiva
Cansaço extremo é um sintoma comum da fibromialgia. Mesmo depois de uma noite de sono aparentemente longa, as pessoas que sofrem dessa condição podem se sentir exaustas e sem energia. Além disso, o sono geralmente é interrompido por dores, o que agrava o cansaço.
3. Distúrbios do Sono
A dificuldade em dormir ou acordar diversas vezes durante a noite é outro sinal da fibromialgia. O sono é superficial, e o paciente frequentemente acorda se sentindo cansado, mesmo após dormir por muitas horas.
4. Problemas Cognitivos (Fibro Fog)
Além disso a “névoa cerebral” é uma queixa comum entre os que têm fibromialgia. Ela se manifesta como dificuldade de concentração, lapsos de memória e lentidão de raciocínio, o que pode atrapalhar a realização de tarefas cotidianas.
5. Rigidez Matinal
Muitas pessoas com fibromialgia relatam sentir rigidez no corpo, especialmente pela manhã. Esse sintoma pode durar de minutos a horas e pode comparado à sensação de estar “travado”, dificultando os primeiros movimentos do dia.
Comentários estão fechados.