Notícias e Informações
Publicidade
Publicidade

Quando a dengue pode matar? Entenda como identificar casos graves da doença

Especialistas afirmam que os óbitos podem ser evitados e reforçam a importante de conhecer os sinais de alarme da dengue.

O Brasil está enfrentando um aumento significativo nos casos de dengue, com especialistas e o Ministério da Saúde enfatizando que a maioria das mortes poderia ser prevenida.

Osasco intensifica ações de combate à dengue - Prefeitura de Osasco

Leia mais: Sintomas da dengue grave: doença não deve ser chamada de hemorrágica, e especialistas fazem grande alerta

Quando a Dengue Pode Ser Fatal

Até o dia 29 de fevereiro, o país registrava mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue. Havia 214 mortes confirmadas por dengue e outras 687 ainda estavam sendo investigadas.

Nos últimos dois anos, além do aumento dos casos, o país também viu um número recorde de mortes. Foram registrados 1.053 óbitos em 2022 e 1.094 em 2023 – pela primeira vez na série histórica (2000-2023), o Brasil ultrapassou a marca de mil mortes.

Segundo os infectologistas, a taxa de letalidade da dengue, que se refere ao número de mortes em relação ao número de infectados, não é considerada extremamente alta. Atualmente, a taxa de letalidade da dengue é de 0,02.

Carlos Fortaleza, médico infectologista e diretor da Faculdade de Medicina da UNESP, destaca que, na grande maioria dos casos, medidas preventivas podem ser adotadas quando se percebe uma tendência de agravamento da doença.

Comentários estão fechados.