Feito com carinho
Raio atinge estátua do Cristo Redentor durante tempestade e algo surpreendente acontece; ‘Divino?’
Um temporal atingiu o Rio de Janeiro com chuva torrencial e trovoadas na tarde de uma sexta-feira, 10 de fevereiro. O Cristo Redentor, ponto turístico da cidade, sofreu diversas descargas elétricas.

As várias tentativas até conseguir capturar o momento da descarga
A estátua estava intacta e ilesa apesar das várias descargas elétricas que sofreu, mas as luzes do monumento e o computador que as programava queimaram. Uma equipe de alpinistas realizou uma avaliação para determinar possíveis danos à estrutura.
O engenheiro de software Fernando Braga registrou o momento em que um raio atingiu a estátua. Em entrevista ao G1, ele disse que tira fotos como hobby e já fez mais de 500 tentativas de pegar a descarga elétrica.
Fernando mora na região do Flamengo, a cerca de quatro quilômetros do Cristo, zona sul do Rio de Janeiro. Vendo uma possível tempestade, ele montou seu tripé e apontou sua câmera para a estátua.
Ele disse que programou a captura de luz para que a máquina tirasse uma série de fotos a cada 13 segundos. Segundo Fernando, os estragos causados na iluminação de Cristo ajudaram a deixar o quadro “perfeito”.
“Nas configurações que eu usei, o Cristo ficaria todo branco, não teria tanto detalhe. Mas deu algum problema na iluminação que diminuiu o brilho, e isso salvou”, explicou.
Em 2015, foi analisado que o sistema que protege o monumento de descargas atmosféricas não garante sua segurança e apresenta grande perigo para a estrutura. Em 2021, foi instalado um novo sistema com coroa quatro vezes maior que o sistema antigo, além de sensores e aterramento mais fortes.
A estátua de Cristo Redentor
O Cristo Redentor é uma estátua art déco de Jesus Cristo localizada no topo do morro do Corcovado a uma altitude de 709 metros com vista para a parte principal da cidade brasileira do Rio de Janeiro. Feito de concreto armado e pedra-sabão, tem trinta metros de altura (uma das maiores estátuas do mundo), sem incluir o pedestal de oito metros. O comprimento da lança é de 28 metros e o peso do casco é de 11,5 toneladas.
O monumento foi construído na França em 1922 graças à colaboração dos brasileiros Heitor da Silva Costa e Carlos Oswald, os franceses Paul Landowski e Albert Caquot e o romeno Gheorghe Leonida. Foi inaugurada em 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida.
Veja também: Respire fundo e veja o que vai sair da unha, meu Deus – VÍDEO
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.