Feito com carinho
Se surgirem bolhas em suas mãos, tome cuidado. Pode ser sinal de des… Ver mais
O eczema disidrótico ou disidrose é uma inflamação crônica não contagiosa das glândulas sudoríparas das mãos e/ou pés. Inicialmente, algumas pequenas bolhas (vesículas) se desenvolvem entre os dedos e podem se espalhar para as palmas das mãos e dos pés. Essas bolhas podem se agregar para formar bolhas maiores, com coceira intensa e descamação após a ruptura das bolhas.
A doença de Disidrose
Por causa da coceira intensa, muitas feridas e até infecções bacterianas são freqüentemente encontradas na área. A condição pode se tornar crônica com descamação, aumento da espessura da pele e fissuras na região das palmas das mãos ou solas dos pés. Afeta homens e mulheres e é mais comum entre 20 e 40 anos. O eczema disidrótico ou disidrose é uma inflamação crônica não infecciosa das glândulas sudoríparas das mãos e/ou pés.
No início, aparecem algumas pequenas bolhas (bolhas) entre os dedos, que podem se espalhar para as palmas das mãos e dos pés. Essas bolhas podem se acumular e formar bolhas maiores, que podem ser acompanhadas por coceira intensa e descamação após o estouro das bolhas.
Devido ao prurido intenso, muitas úlceras e até infecções bacterianas são freqüentemente encontradas na área. A condição pode se tornar crônica com descamação, espessamento da pele e rachaduras nas mãos ou solas dos pés. Afeta homens e mulheres e é mais comum entre as idades de 20 e 40.
O diagnóstico é clínico, possivelmente com exame micológico, teste de contato e até biópsia para confirmar o caso. Sempre consulte um dermatologista para diagnóstico e tratamento adequados.
Veja também: 130 vezes mais forte que o limão e 30 vezes mais forte que o alho! Eliminador de bactérias e fungos.
Tratamentos e cuidados
O tratamento depende do tipo de ferida. Lesões recentes com bolhas/vesículas devem ser tratadas com cataplasmas de ácido bórico ou permanganato de potássio seguidos de pomada de corticoide e hidratantes. Casos muito graves e com muitos sintomas indicam o uso de pílulas (corticóides e outras drogas que afetam a imunidade). Antibióticos são usados se ocorrer uma infecção bacteriana.
Existem alguns cuidados para prevenir os surtos de Disidrose:
- Limitar a lavagem das mãos a duas a três vezes ao dia;
- Evitar contato com detergentes e sabonetes;
- Uso de luvas de vinil para proteção das mãos;
- Evitar contato com produtos irritantes;
- Medidas que combatem a hiperidrose, como aplicação de toxina botulínica, pode ser indicado;
- Uso de cremes hidratantes para recuperar a barreira de defesa da pele.
Veja também: 1 FOLHA dessa é um TESOURO! Contra GORDURA, DIABETES, ANEMIA… (Use Assim!)
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.