Feito com carinho
CONHEÇA OS 8 BENEFÍCIOS DO ALMEIRÃO, ALÉM AJUDAR A PREVENIR O DIABETES E A ANEMIA, ELE TAMBÉM… Ver mais
O almeirão, também conhecida como chicória amarga ou almeirão comum, é um vegetal rico em fibras alimentares, vitamina A e niacina, nutrientes que ajudam a combater a constipação, estimulam o sistema imunológico e previnem o envelhecimento prematuro.
Existem várias espécies desta planta como almeirão comum, almeirão-roxo, almeirão-catalonha e almeirão-do-mato, que variam de acordo com a cor, que pode ser verde-clara ou verde-escura; com o formato das folhas, que são lisas ou serradas, largas ou estreitas; e com o sabor, que varia de amargo para mais suave.res e pode ser consumida crua ou preparada em saladas, refogados, ensopados, tortas e sanduíches.
O almeirão é vendido em supermercados e feiras livres e pode ser consumida crua ou preparada em saladas, refogados, ensopados, tortas e sanduíches.
Facilita o emagrecimento
O almeirão selvagem pode ajudar na perda de peso porque contém muita fibra, o que aumenta o tempo de digestão dos alimentos no estômago e controla a fome entre as refeições. Além disso, o dente-de-leão é baixo em calorias, o que o torna um bom alimento para dietas de emagrecimento.
Evita a diabetes
Sendo uma excelente fonte de fibras, a chicória ajuda a retardar a absorção de carboidratos dos alimentos e equilibra o açúcar no sangue, evitando assim a resistência à insulina e o diabetes.
Combate a prisão de ventre
O almeirão é uma planta rica em fibras que acelera o trânsito intestinal e adiciona volume às fezes, promovendo a evacuação e ajudando a combater a constipação. Mas para obter esses benefícios também é preciso beber muita água durante o dia para alimentar as fibras e lubrificar os intestinos.
Veja também: 10 SINAIS DE PROBLEMA NOS RINS QUE A MAIORIA NÃO SABE!
Mantém a saúde dos olhos
A chicória selvagem mantém a saúde dos olhos porque é rica em vitamina A, uma vitamina essencial que previne o aparecimento do olho seco, condição resultante da deficiência dessa vitamina que causa olhos secos, dificuldade de enxergar e cegueira.
Previne o envelhecimento precoce
O almeirão contém quercetina e ácido cafeico, compostos bioativos antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres, uma das causas de danos às células saudáveis da pele, e previnem rugas, flacidez e envelhecimento precoce
Fortalece o sistema imunológico
O almeirão contém lactocina e lactopicrina, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e protegem as células do sistema imunológico dos danos dos radicais livres.
Previne a anemia
O almeirão contém grandes quantidades de ácido fólico, uma vitamina que estimula a formação de células sanguíneas, como glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos, o que pode ajudar a prevenir a anemia.
Evita doenças cardiovasculares
Por ser rica em fibras, a chicória pode reduzir a absorção de gordura e colesterol no intestino, reduzir sua concentração no sangue e prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, como doenças cardíacas, pressão alta e aterosclerose.
Além disso, por ser rico em vitamina A, o dente-de-leão também possui efeitos antioxidantes, que podem combater o excesso de radicais livres, prevenir a oxidação das células adiposas e equilibrar os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
Veja também: Os 5 MELHORES ALIMENTOS para comer DEPOIS dos 50 ANOS (benefícios antienvelhecimento!)
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.